domingo, 13 de setembro de 2009

NOSSA SENHORA DE FATIMA.


"QUERO DIZER-TE QUE ERGAM AQUI UMA CAPELA EM MINHA HONRA,QUE SOU A SENHORA DO ROSARIO"



HA CERCA DE SESSENTA ANOS ATRAS,UMA FAMILIA DE IMIGRANTES LETONIANOS APORTAVA NO BRASIL,VINDO DA EUROPA.FUGINDO DO COMUNISMO,TRAZIAM NOS CORAÇÕES FE E ESPERANÇA EM DIAS MELHORES.
O INICIO DA VIDA NOVA NUM PAIS DISTANTE,DE IDIOMA ,CULTURA,CLIMA E TRADIÇÕES DIFERENTES,COM POUCO DINHEIRO,ALIAS QUASE NENHUM DINHEIRO,NÃO FOI FACIL.
OS PRIMEIROS DIAS FORAM PASSADOS NA PRAIA DE COPACABANA,NO RIO DE JANEIRO,ONDE NUMA BARRACA DE CAMPANHA,A FAMILIA SE ACOMODOU,ATE QUE O PATRIARCA TIVESSE OS MEIOS NECESSARIOS,PARA PODER ALUGAR UMA ACOMODAÇÃO MAIS DECENTE.
O INICIO DE VIDA,FOI EM NITEROI,NA RUA ANTONIO PARREIRAS NUMERO 31,ONDE A FAMILIA CUKURS NUM LOCAL BEM HUMILDE,INSTALOU SUA PRIMEIRA MORADIA.
COM O TEMPO ESSA MORADIA,ACABOU VIRANDO UM MISTO DE RESIDENCIA E OFICINA,ONDE FORAM REPARADOS OS PRIMEIROS AVIÕES E FABRICADOS OS PRIMEIROS PEDALINHOS.
POREM POUCO TEMPO DEPOIS, FOI NESSE MESMO LUGAR,QUE UMA FAMILIA INTEIRA PADECEU MORALMENTE,ESPIRITUALMENTE,COM PERSEGUIÇÕES CALUNIOSAS E INFAMES PRATICADAS POR PESSOAS DE UM POVO, CUJO UNICO D'US,É O DINHEIRO.ESSE MESMO POVO QUE POR UM PUNHADO DE DINHEIROS JA HAVIA VENDIDO,AQUELE QUE VIRIA A SER O SENHOR DE TODOS NOS,
PELO MESMO PUNHADO DE DINHEIROS,TEVE MOTIVAÇÃO ,PARA CRIAR UMA FARSA EM TORNO DE UM INOCENTE,CUJO UNICO CRIME,ASSIM COMO O DE JESUS CRISTO,FOI O DE TER AJUDADO E SALVADO VIDAS DE JUDEUS DURANTE O PERIODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.PARA ESSAS PESSOAS,POUCO IMPORTAVA OS MEIOS QUE UTILIZAVAM,DESDE QUE OS FINS FOSSEM ALCANÇADOS. DESSA MANEIRA,O SOFRIMENTO,E AS CICATRIZES CAUSADAS POR ESSAS CALUNIAS,E O SANGUE DERRAMADO DE UM INOCENTE, ALVO PRINCIPAL DESSAS CALUNIAS,FEZ COM QUE O LOCAL ACIMA SE TORNASSE SOLO SAGRADO, CONSAGRADO POR AQUELES QUE ALI SOFRERAM.


O LOCAL FICOU ABANDONADO POR ALGUM PERIODO,ATE QUE POR FORÇAS DO UNIVERSO, QUE TALVEZ POUCOS POSSAM ENTENDER,EM 13 DE MAIO DE 1999,ALI SE INAUGUROU A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA,DE BOA VIAGEM.









27 comentários:

Werena disse...

RICHARD

DA ONDE VOCÊ ESTIVER OBRIGADA POR TODO ESTE TRABALHO QUE O PODER SUPERIOR CONCEDEU PRA TE DAR FORÇAS DE AGUENTAR TODAS CRITICAS E INJUSTIÇAS VIVIDAS.
VOCÊ CONSEGUIU NESTES ÚLTIMOS ANOS REUNIR DOCUMENTOS, IMAGENS E PROVAS QUE TODOS PODEM ACESSAR ATRAVÉS DESTE SITE, SEM SEU TRABALHO NÓS E TODOS DESCENDENTES NÃO TERIAMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER MAIS DE PERTO ESTA ESTÓRIA .
QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE E TE TRAGA MUITA PAZ !

Anônimo disse...

UM HOMEM ILUMINADO E DETERMINADO.
MESMO INJUSTIÇADO, FOI DIGNO E PESQUISOU A FUNDO, PARA TRAZER À TONA A VERDADE.
A SAUDADE ENORME FICA.
DEUS, TENHO CERTEZA, O ACOLHEU DE BRAÇOS ABERTOS.

ANGELA CUKURS disse...

QUERIDO AMIGO CONPANHEIRO E AMOR DA MINHA VIDA...
OBRIGADA POR TANTOS MOMENTOS DE ALEGRIA. A SAUDADE É MUITO GRANDE.
SEU LEGADO CONTINUA....
CORAGEM, DINAMISMO E PERSEVERANÇA ERA SEU LEMA...UMA FORÇA INCRÍVEL MOVIA ESSE SER ILUMINADO E FULGAZ.
DEIXOU PARA SEUS FILHOS E NETOS UM GRANDE EXEMPLO DE CARÁTER E PERSEVERANÇA...
NESTE MOMENTO ELE ESTÁ VOANDO ALTO AO LADO DAQUELE QUE TANTO AMAVA.
QUE DEUS POSSA ILUMINÁ-LO E LEVÁ-LO A VOAR CADA VEZ MAIS ALTO COM OS ANJOS CHEIO DE LUZ.

Unknown disse...

QUERIDO E AMADO TIO RICHARD SEMPRE O ADIMIREI POR SEU EMPENHO E TRABALHO DURO HOJÉ EU ACREDITO QUE VOA SOLEME AO LADO DE SEU PAI Herbet Cukurs.

Anônimo disse...

DEUS ABENCOE A TODOS OS CUKURS que hoje sao antes de mais nada Brasileiros. A historia eh cheia de injusticas esta eh apenas mais uma...

Nao levem a mal o documentario do NatGeo, encarem como um tributo a memoria de Cukurs que de outra maneira sequer seria lembrado. Confiem no julgamento dos proprios espectadores, ainda que silencioso...

Herbert Cuckurs Jr. honrou o espaco que lhe foi oferecido no final do documentario, nao somente como filho MAS SOBRETUDO COMO BRASILEIRO!

Anônimo disse...

Além de um condecorado aviador, foi um criminoso de guerra. Tinha sangue nas mãos. Organizou o genocidio de mais de 30 mil pessoas,, matava com total frieza. É dificil entender esse ódio de Herberts Cukurs ao povo Judeu. Voces familiares deste inescrupuloso e covarde carrasco nazista, não deveriam homenagea-lo. Deveriam sim contar aos seus descendentes e as futuras gerações as atrocidades cometidas por este homem e que isto jamais seja esquecido.

As provas são inquestinaveis, e respeitaveis e sérios institutos como Yad Vashem não teriam motivo algum para mentir.

Os israelenses foram muito tolerantes e bondosos ao deixar este covarde assasino viver em paz de 1945-65.

Anônimo disse...

Eh amigo... quem sou eu para dizer que uns ou outros sao modelos de comportamento. Os judeus recentemente tao vitimados pelo holocausto mas ao mesmo tempo tao culpados pelo assassinato de Jesus. A Igreja Catolica hoje tao "arrependida" mas ao mesmo tempo tao culpada pela epoca da inquisicao. A verdade eh relativa. Nos nao somos nada. Nao existe prova inquestionavel a nao ser com relacao aos fatos que eu mesmo testemunhei... Desarme seu espirito, e se isso for muito dificil para voce, faca apenas o esforco para nao contaminar seus descendentes. Livre eles deste odio -pecado original pois vc neles vivera como DNA de sua descendencia. A Epoca e guerra eh uma prova muito dura de sobrevivencia... mesmo assim passamos de cerca de 1 bilhao no inicio de 1900 para 7 bilhoes em 2010. Acabou, limpe o odio do passado. Sou contra mas entenderia uma luta atual, contra o Ahmadinejad, Bin Laden, George Bush ou quem quer que declares teu inimigo. Mas Cukurs ja nao esta aqui para se defender, alias nao teve este direito. Seus assassinos (sim ainda q a servico do Estado de Israel) relataram que sua ultima frase foi "Deixe-me falar" e mesmo assim recebeu uma marretada no cerebro.

Tem duvidas sobre o homem Cukurs... entao veja seus filhos e netos, veja quem sao, o q fazem, com quem se relacionam, onde vivem, o q estudaram... Sao pessoas absolutamente normais e decentes, criadas na maior dificuldade por um refugiado de guerra, tao refugiado quanto um escravo negro chegado em 1700, ou um imigrante italiano em 1890... que o mundo permita a todo mundo reescrever a sua historia quando precisar.

Anônimo disse...

Não estou aqui de forma alguma criticando a familia de Cukurs, que com certeza não tiverem absolutamente nada a ver com as atrocidades cometidas por Herberts Cukurs. Só estou afirmando que a memória deste homem realmente seja sempre lembrada e só sirva para que futuras gerações jamais cometam ou sejam vitimas de crueldades parecidas com as cometidas por este carrasco na Letonia.

Quanto a sua comparação de Cukurs a um escravo negro ou um inocente imigrante italiano, poupe estes dois povos que vieram para cá, ou por ser forçado a trabalhar ou atrás de novas oportunidades. Cukurs fugiu para cá, pois sabia dos crimes que cometera e acreditou que aqui encontraria abrigo e que viveria em paz e impune. Mas, felizmente prevaleceu os dois ditados "A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA" e "AQUI SE FAZ E AQUI SE PAGA"

C.L. disse...

Esse homem não passava de um colaborador nazifacista. Hitler financiava esse monstro, esse canalha matava judeus,negros,ciganos e comunistas por dinheiro.
Esse história de "humildade" é balela.
Não legitimo nenhuma ação do Estado facista sionista de Israel, e foi uma pena que esse canalha não foi à corte internacional. Uma pena a URSS deixar escapar esse mostro.

Werena disse...

C.L. , você deve ser um grande conhecedor da estória de herberts Cukurs. Acredito que tem as provas em mãos para julgar com tanta vêemencia com tanta propriedade!! Vamos lá , comece se identificando.
Herberts Cukurs nunca fugiu e sempre se identificou. Você julga então deve mostrar as provas!

C.L. disse...

Não, sou um grande conhecedor dos crimes nazistas, e entre outras coisas, posso dizer que nem o atual governo burguês da Letônia pós-soviética defende esse monstro como herói.Herberts Cukurs nunca fugiu?Que eu saiba a história é outra!Ele fugiu sim, por intermédio de contatos nazistas que ja tinham vindo para a américa latina. Se ele fosse o um milésimo do "heroi" que vcs dizem que esse monstro foi, acredito que ele se entregaria para um tribunal internacional juga-lo sem medo do veredito. Não foi o que aconteceu.

werena disse...

Se você é GRANDE CONHECEDOR DE CRIMES NAZISTAS, identifique-se e mostre as provas!!

Anônimo disse...

Por este espaço, de forma explícita, singela e fiél deixo minhas sinceras condecorações à família Cukurs, fruto íntegro de uma personalidade, acima de tudo, presente nos ideais e prestígio do senhor Herbets Cukurs.
Em poucas palavras resumo o "Nazi Hunters" do NatGeo como uma produção pífia e de cunho semita, com bases à justificar a vergonha que eles nunca sentiram por terem cruelmente assassinado este herói da aviação da Letônia e, por assim dizer, mundial.
Por mais enojado que tenha ficado durante todo o decorrer do programa, aquele último bloco, dotado de sábias palavras do senhor Cukurs Jr. fez valer tudo o transmitido e desmereceu todas as mentiras até então relatadas no "yankee shit" documentário.
Por mais ignorante e desinteressado que o brasileiro possa ser, ou fazer-se parecer,sempre haverá pessoas comprometidas com a verdade.

Salutações Italianas,

B. Fulador

alexandre disse...

Olá. Gostaria de entrar em contato com alguém da família (podem ser os filhos do Herbert) pra conversar, pode ser por telefone. Estou fazendo uma matéria para a revista Rolling Stone sobre nazismo, e sei que o assunto deve ser delicado para vocês. Por isso mesmo gostaria de ouvir o lado da família pra não cometer nenhuma injustiça, já que até aqui só tive informações da parte dos acusadores.

Aguardo seu contato no email que deixei no email aleduartejp@hotmail.com. E obrigado,

Alexandre Duarte.

Werena disse...

Alexandre

Toda estória está neste site.
Se o assunto da revista Rolling Stone é "nazismo" você bateu na porta errada, Herberts Cukurs jamais, mas jamais foi nazista, mas se o assunto for "AVIAÇÃO" , teremos prazer em atendê-lo!
Werena

Nicolas Snaider Silveira disse...

Mais uma prova que esses judeus não respeitam nada cometeram um crime no uruguay premeditado,organizado e financiado por israel.Vamos esquecer a segunda guerra é passado ja foi,wisental ta morto.Náo tenho nenhuma compaixão ou pena do que aconteceu na Europa durante a segunda guerra tenho pena sim é dos indios das americas e das ararinhas azul é muito mais importante do que o holocauto

Anônimo disse...

Sou de Niterói e habito próximo a antiga cada do Sr. Cukurs e entendo a dor dos seus, mas não podemos julgar todos os judeus pelo assasinato ocorrido no Uruguai. Adolf Hitler era cristão católico, Osama Bin Laden era islãmico, e outros sanguinários também. Acho que o perdão nos liberta da opressão interna. E só a justiça divina poderá efetuar algum julgamento. Grande abraço para todos. Roger William Joras

Werena disse...

Grata Roger pela sua consideração, vou ao Rio de vez em quando e não deixo de ir a nossa querida cidade de Niterói. É sempre uma emoção grande ir a igreja N.Sra.de Fátima da Boa Viagem , endereço que já foi de minha familia .
Temos amigos judeus,meu pai tinha um que o chamava de irmão e Richard meu tio falecido e eu sempre nos relacionamos muito bem com eles. A questão nesta estória é outra e de forma nenhuma generalizamos , apenas queremos que se faça justiça. Como você pode ver acima, as pessoas julgam pelo que lêem ou assistem na midia e nem sempre sabem do que estão falando. Até hoje ninguém apresentou uma prova contra Herberts Cukurs.

Anônimo disse...

Nossas orações e dedicações são para todos! RWJoras

Anônimo disse...

NAZISTA ASSASSINO !!! QUE ARDA ESTERNAMENTE NO INFERNO !!! O QUE FIZERAM COM VOCE FOI POUCO E ESTE BLOG DEVERIA SER EXCLUIDO POR FAZER APOLOGIA A UM PERSONAGEM COVARDE, NAZISTA E ASSASSINO !

Edu disse...

NAZISTA E GENOCIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Herói de guerra, homem trabalhador e exemplo como pai de família... Que Deus o abençõe Herberts Cukurs.

Att. Giuseppe Musselini

Anônimo disse...

O sofrer com fé e com Jesus o fardo será mais leve. O perdao e a compreensão para com estes jovens de longe, intitulados judeus, que cometeram os crimes alegando vingança, não se importaram em nada nas terríveis consequências que certamente sofrer os seus irmãos locais e outros lugares pelo mundo afora, da reação do ódio antisemita despertado em outros. Não divulgam os levantamentos feitos nas sinagogas, dos eventos sinistros seguintes a estes crimes como sequestros, desaparecimentos etc. Jovens não deviam confiar em quem tem mais de 30 anos.

Anônimo disse...

Testemunhos de marxistas, judeus ou não, não tem valor. Não tem provas físicas. Armaram a morte do patriarca por ter ele combatido certos comunistas que por coincidência foram parar no RJ e não por amor ao povo judeu. Este tipo de crime gerou odio e espirito de revanche em outras pessoas recaindo sobre judeus locais que nunca ousariam tamanha covardia.

Douglas disse...

Herbert cukurs foi inocentado em 2019 pela procuradoria geral da República da letonia depois de uma extensa investigação que durou mais de 12 anos(doze anos) na qual EUA Alemanha Brasil e França Rússia disseram não ter prova nenhuma contra cukurs o procuradoria que Israel foi procurado várias vezes para ajudar nas investigações mas nunca se manifestou nem mandou nenhuma prova de culpa (apesar de dizer ter farta documentação contra cukurs) Israel NUNCA mostrou uma única prova contra cukurs nem para autoridades de governo estrangeiro nem para Impresa investigadores ou historiadores as acusações contra cukurs sempre se baseavam em matérias de jornais e revistas pagos

Como um "nazista" chega ao Brasil em 46 com esposa filhos sogra todos com nome verdadeiro ainda traz uma judia junto com a família (judia que ele salvou dos nazistas no fim da guerra) leva essa judia até a comunidade judaica do RJ entra e sai de lá com hora marcada e nome verdadeiro.faz passeios de avião na capital faz propagandas em jornal e revistas falando dos seu negócios tudo sempre com nome verdadeiro e o mossad se vangloria de descobrir ele em 1964 realmente é muita incompetência de um serviço secreto

Douglas disse...

Acho que está comentando na página errada
Essa página fala Herbert cukurs pioneiro da aviação na letonia considerando herói Nacional ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais de aviação realizador de raízes de entre Europa e África(20.000 km) e Europa é Ásia (43.000km) engenheiro aeronáutico jornalísta escritor piloto capitão da aeronáutica
Que foi inocentado pela procuradoria geral da República da letonia depois de uma investigação que durou mais de 12 anos na qual EUA Alemanha Brasil França Rússia Inglaterra disseram não ter prova nenhuma contra cukurs,Israel foi procurado várias vezes para ajudar nas investigações mas nunca se manifestou nem mandou nenhuma prova de culpa (apesar de dizer ter farta documentação contra cukurs) nunca mostraram tais provas nem em tribunais nem para autoridades do governo nem para a imprensa ou historiadores as unicas "provas" de culpa sao matérias de jornais e revistas pagos que diziam que cukurs matou 12 25 33 50 100mil o Cruzeiro acusou cukurs de matar 1milhão ( imagina 1 milhão Esse cara merece uma estátua de ouro em cada país muçulmano)

Me pergunto como um "nazista chega ao Brasil em 1946 com mulher filhos sogra todos com nome verdadeiro e ainda trás uma judia junto com a família (judia que salvou dos nazistas em 44)
Leva essa judia até a comunidade judaica do RJ entra entra e sai de lá com nome verdadeiro e hora marcada. Arranja emprego cria uma oficina própria faz propagandas em jornal e revistas falando dos seu negócio tudo isso usando nome verdadeiro e o mossad se vangloria de "descobrir" ele em 1964 realmente é muita incompetência pra um serviço secreto

Anônimo disse...

Sou testemunha ocular embora criança de 4 anos, de crimes horrendos cometidos na Riviera no inicio da década de 60. Deixo aqui para a família C. o meu testemunho, para esclarecimento e por gratidão ao patriarca que, quando fomos recebidos amorosamente em sua casa, percebeu que meu coração estava colapsando (por trauma profundo) em meio a soluços cada vez mais crescentes, até chegar ao recurso salvador de nos levar a voar em seu hidroavião, pilotado por seu jovem filho. Dia ou dias antes, um INFORMANTE infiltrado no condomínio, matou a golpes de pá, seu superior (especializado em estrangulamento com as mãos) quando este o quis matar e a seu filho pequeno, como queima de arquivo. No mesmo dia este superior e seus comandados mataram e esquartejaram na minha frente, um estrangeiro ex-oficial nazista. Fora golpeado na nunca com um cano de ferro enquanto caminhava segurando a minha mão, caindo de frente na lama. Foi necessário quebrar seus dedos para soltar minha mão. Depois o esquartejaram com machados pequenos. Colocaram seu corpo e a sua pistola automática numa caixa de madeira e esta no porta malas de um Bel Air. O líder agarrou o pescoço do informante que se recusara a deixar perto da casa de sua família a caixa com restos mortais. O sádico líder, fixado a muito tempo em estrangular por prazer a criança, dispensou seus jovens subordinados, omitindo sua intenção de matar a criança e seu pai. Após a entrega da caixa, saiu da mata próxima e pegou carona no nosso carro pedindo para parar num lugar deserto. Fora do carro, distraído pelo informante, segurando minha mão, foi surpreendido com um golpe de pá em sua nuca por este, caindo ainda segurando minha mão. Após vários golpes foi estrangulado, morto e esquartejado. Era pesado demais para alguém com problemas de coluna. Seu corpo, membros e cabeça foram jogados na represa a poucos metros de uma rampa de concreto, numa viela de terra despovoada. Somente um homem mulato alto apareceu, percebeu algo estranho, e se foi. Creio que o informante deva ter jogado a culpa de seu crime sobre o patriarca como sendo uma vingança pela morte do oficial, omitindo o esquartejamento e a localização do corpo, comentando apenas o golpe na cabeça, quando fora inquirido pelos demais sobre o desaparecimento. Numa postagem recente na internet li que não sabiam do paradeiro deste "heroi". Isso talvez explique o fato do corpo do patriarca ter sido encontrado dentro de uma caixa de madeira e sua cabeça estar ferida. Embora pequeno, não senti no patriarca nenhum preconceito de raça e pelo contrário; solidarizou-se comigo quando fui menosprezado por meu pai na sua frente por ser fruto de seu casamento com uma brasileira. Vendo-me chorar buscou-me pela mão, levando-me para dentro de sua oficina e dali um tempo para o hidroavião. Respeitosamente não procurei a família, para não impor a presença do filho de quem lhes trouxe tanta dor, pedindo apenas que se lembrem que nem sempre o filho é o reflexo do genitor. Termino aqui.