domingo, 13 de setembro de 2009

NOSSA SENHORA DE FATIMA.


"QUERO DIZER-TE QUE ERGAM AQUI UMA CAPELA EM MINHA HONRA,QUE SOU A SENHORA DO ROSARIO"



HA CERCA DE SESSENTA ANOS ATRAS,UMA FAMILIA DE IMIGRANTES LETONIANOS APORTAVA NO BRASIL,VINDO DA EUROPA.FUGINDO DO COMUNISMO,TRAZIAM NOS CORAÇÕES FE E ESPERANÇA EM DIAS MELHORES.
O INICIO DA VIDA NOVA NUM PAIS DISTANTE,DE IDIOMA ,CULTURA,CLIMA E TRADIÇÕES DIFERENTES,COM POUCO DINHEIRO,ALIAS QUASE NENHUM DINHEIRO,NÃO FOI FACIL.
OS PRIMEIROS DIAS FORAM PASSADOS NA PRAIA DE COPACABANA,NO RIO DE JANEIRO,ONDE NUMA BARRACA DE CAMPANHA,A FAMILIA SE ACOMODOU,ATE QUE O PATRIARCA TIVESSE OS MEIOS NECESSARIOS,PARA PODER ALUGAR UMA ACOMODAÇÃO MAIS DECENTE.
O INICIO DE VIDA,FOI EM NITEROI,NA RUA ANTONIO PARREIRAS NUMERO 31,ONDE A FAMILIA CUKURS NUM LOCAL BEM HUMILDE,INSTALOU SUA PRIMEIRA MORADIA.
COM O TEMPO ESSA MORADIA,ACABOU VIRANDO UM MISTO DE RESIDENCIA E OFICINA,ONDE FORAM REPARADOS OS PRIMEIROS AVIÕES E FABRICADOS OS PRIMEIROS PEDALINHOS.
POREM POUCO TEMPO DEPOIS, FOI NESSE MESMO LUGAR,QUE UMA FAMILIA INTEIRA PADECEU MORALMENTE,ESPIRITUALMENTE,COM PERSEGUIÇÕES CALUNIOSAS E INFAMES PRATICADAS POR PESSOAS DE UM POVO, CUJO UNICO D'US,É O DINHEIRO.ESSE MESMO POVO QUE POR UM PUNHADO DE DINHEIROS JA HAVIA VENDIDO,AQUELE QUE VIRIA A SER O SENHOR DE TODOS NOS,
PELO MESMO PUNHADO DE DINHEIROS,TEVE MOTIVAÇÃO ,PARA CRIAR UMA FARSA EM TORNO DE UM INOCENTE,CUJO UNICO CRIME,ASSIM COMO O DE JESUS CRISTO,FOI O DE TER AJUDADO E SALVADO VIDAS DE JUDEUS DURANTE O PERIODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.PARA ESSAS PESSOAS,POUCO IMPORTAVA OS MEIOS QUE UTILIZAVAM,DESDE QUE OS FINS FOSSEM ALCANÇADOS. DESSA MANEIRA,O SOFRIMENTO,E AS CICATRIZES CAUSADAS POR ESSAS CALUNIAS,E O SANGUE DERRAMADO DE UM INOCENTE, ALVO PRINCIPAL DESSAS CALUNIAS,FEZ COM QUE O LOCAL ACIMA SE TORNASSE SOLO SAGRADO, CONSAGRADO POR AQUELES QUE ALI SOFRERAM.


O LOCAL FICOU ABANDONADO POR ALGUM PERIODO,ATE QUE POR FORÇAS DO UNIVERSO, QUE TALVEZ POUCOS POSSAM ENTENDER,EM 13 DE MAIO DE 1999,ALI SE INAUGUROU A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA,DE BOA VIAGEM.









22 comentários:

Werena disse...

RICHARD

DA ONDE VOCÊ ESTIVER OBRIGADA POR TODO ESTE TRABALHO QUE O PODER SUPERIOR CONCEDEU PRA TE DAR FORÇAS DE AGUENTAR TODAS CRITICAS E INJUSTIÇAS VIVIDAS.
VOCÊ CONSEGUIU NESTES ÚLTIMOS ANOS REUNIR DOCUMENTOS, IMAGENS E PROVAS QUE TODOS PODEM ACESSAR ATRAVÉS DESTE SITE, SEM SEU TRABALHO NÓS E TODOS DESCENDENTES NÃO TERIAMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER MAIS DE PERTO ESTA ESTÓRIA .
QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE E TE TRAGA MUITA PAZ !

Anônimo disse...

UM HOMEM ILUMINADO E DETERMINADO.
MESMO INJUSTIÇADO, FOI DIGNO E PESQUISOU A FUNDO, PARA TRAZER À TONA A VERDADE.
A SAUDADE ENORME FICA.
DEUS, TENHO CERTEZA, O ACOLHEU DE BRAÇOS ABERTOS.

ANGELA CUKURS disse...

QUERIDO AMIGO CONPANHEIRO E AMOR DA MINHA VIDA...
OBRIGADA POR TANTOS MOMENTOS DE ALEGRIA. A SAUDADE É MUITO GRANDE.
SEU LEGADO CONTINUA....
CORAGEM, DINAMISMO E PERSEVERANÇA ERA SEU LEMA...UMA FORÇA INCRÍVEL MOVIA ESSE SER ILUMINADO E FULGAZ.
DEIXOU PARA SEUS FILHOS E NETOS UM GRANDE EXEMPLO DE CARÁTER E PERSEVERANÇA...
NESTE MOMENTO ELE ESTÁ VOANDO ALTO AO LADO DAQUELE QUE TANTO AMAVA.
QUE DEUS POSSA ILUMINÁ-LO E LEVÁ-LO A VOAR CADA VEZ MAIS ALTO COM OS ANJOS CHEIO DE LUZ.

Douglas disse...

QUERIDO E AMADO TIO RICHARD SEMPRE O ADIMIREI POR SEU EMPENHO E TRABALHO DURO HOJÉ EU ACREDITO QUE VOA SOLEME AO LADO DE SEU PAI Herbet Cukurs.

Anônimo disse...

DEUS ABENCOE A TODOS OS CUKURS que hoje sao antes de mais nada Brasileiros. A historia eh cheia de injusticas esta eh apenas mais uma...

Nao levem a mal o documentario do NatGeo, encarem como um tributo a memoria de Cukurs que de outra maneira sequer seria lembrado. Confiem no julgamento dos proprios espectadores, ainda que silencioso...

Herbert Cuckurs Jr. honrou o espaco que lhe foi oferecido no final do documentario, nao somente como filho MAS SOBRETUDO COMO BRASILEIRO!

Anônimo disse...

Além de um condecorado aviador, foi um criminoso de guerra. Tinha sangue nas mãos. Organizou o genocidio de mais de 30 mil pessoas,, matava com total frieza. É dificil entender esse ódio de Herberts Cukurs ao povo Judeu. Voces familiares deste inescrupuloso e covarde carrasco nazista, não deveriam homenagea-lo. Deveriam sim contar aos seus descendentes e as futuras gerações as atrocidades cometidas por este homem e que isto jamais seja esquecido.

As provas são inquestinaveis, e respeitaveis e sérios institutos como Yad Vashem não teriam motivo algum para mentir.

Os israelenses foram muito tolerantes e bondosos ao deixar este covarde assasino viver em paz de 1945-65.

Anônimo disse...

Eh amigo... quem sou eu para dizer que uns ou outros sao modelos de comportamento. Os judeus recentemente tao vitimados pelo holocausto mas ao mesmo tempo tao culpados pelo assassinato de Jesus. A Igreja Catolica hoje tao "arrependida" mas ao mesmo tempo tao culpada pela epoca da inquisicao. A verdade eh relativa. Nos nao somos nada. Nao existe prova inquestionavel a nao ser com relacao aos fatos que eu mesmo testemunhei... Desarme seu espirito, e se isso for muito dificil para voce, faca apenas o esforco para nao contaminar seus descendentes. Livre eles deste odio -pecado original pois vc neles vivera como DNA de sua descendencia. A Epoca e guerra eh uma prova muito dura de sobrevivencia... mesmo assim passamos de cerca de 1 bilhao no inicio de 1900 para 7 bilhoes em 2010. Acabou, limpe o odio do passado. Sou contra mas entenderia uma luta atual, contra o Ahmadinejad, Bin Laden, George Bush ou quem quer que declares teu inimigo. Mas Cukurs ja nao esta aqui para se defender, alias nao teve este direito. Seus assassinos (sim ainda q a servico do Estado de Israel) relataram que sua ultima frase foi "Deixe-me falar" e mesmo assim recebeu uma marretada no cerebro.

Tem duvidas sobre o homem Cukurs... entao veja seus filhos e netos, veja quem sao, o q fazem, com quem se relacionam, onde vivem, o q estudaram... Sao pessoas absolutamente normais e decentes, criadas na maior dificuldade por um refugiado de guerra, tao refugiado quanto um escravo negro chegado em 1700, ou um imigrante italiano em 1890... que o mundo permita a todo mundo reescrever a sua historia quando precisar.

Anônimo disse...

Não estou aqui de forma alguma criticando a familia de Cukurs, que com certeza não tiverem absolutamente nada a ver com as atrocidades cometidas por Herberts Cukurs. Só estou afirmando que a memória deste homem realmente seja sempre lembrada e só sirva para que futuras gerações jamais cometam ou sejam vitimas de crueldades parecidas com as cometidas por este carrasco na Letonia.

Quanto a sua comparação de Cukurs a um escravo negro ou um inocente imigrante italiano, poupe estes dois povos que vieram para cá, ou por ser forçado a trabalhar ou atrás de novas oportunidades. Cukurs fugiu para cá, pois sabia dos crimes que cometera e acreditou que aqui encontraria abrigo e que viveria em paz e impune. Mas, felizmente prevaleceu os dois ditados "A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA" e "AQUI SE FAZ E AQUI SE PAGA"

C.L. disse...

Esse homem não passava de um colaborador nazifacista. Hitler financiava esse monstro, esse canalha matava judeus,negros,ciganos e comunistas por dinheiro.
Esse história de "humildade" é balela.
Não legitimo nenhuma ação do Estado facista sionista de Israel, e foi uma pena que esse canalha não foi à corte internacional. Uma pena a URSS deixar escapar esse mostro.

Werena disse...

C.L. , você deve ser um grande conhecedor da estória de herberts Cukurs. Acredito que tem as provas em mãos para julgar com tanta vêemencia com tanta propriedade!! Vamos lá , comece se identificando.
Herberts Cukurs nunca fugiu e sempre se identificou. Você julga então deve mostrar as provas!

C.L. disse...

Não, sou um grande conhecedor dos crimes nazistas, e entre outras coisas, posso dizer que nem o atual governo burguês da Letônia pós-soviética defende esse monstro como herói.Herberts Cukurs nunca fugiu?Que eu saiba a história é outra!Ele fugiu sim, por intermédio de contatos nazistas que ja tinham vindo para a américa latina. Se ele fosse o um milésimo do "heroi" que vcs dizem que esse monstro foi, acredito que ele se entregaria para um tribunal internacional juga-lo sem medo do veredito. Não foi o que aconteceu.

werena disse...

Se você é GRANDE CONHECEDOR DE CRIMES NAZISTAS, identifique-se e mostre as provas!!

bronx1985 disse...

Por este espaço, de forma explícita, singela e fiél deixo minhas sinceras condecorações à família Cukurs, fruto íntegro de uma personalidade, acima de tudo, presente nos ideais e prestígio do senhor Herbets Cukurs.
Em poucas palavras resumo o "Nazi Hunters" do NatGeo como uma produção pífia e de cunho semita, com bases à justificar a vergonha que eles nunca sentiram por terem cruelmente assassinado este herói da aviação da Letônia e, por assim dizer, mundial.
Por mais enojado que tenha ficado durante todo o decorrer do programa, aquele último bloco, dotado de sábias palavras do senhor Cukurs Jr. fez valer tudo o transmitido e desmereceu todas as mentiras até então relatadas no "yankee shit" documentário.
Por mais ignorante e desinteressado que o brasileiro possa ser, ou fazer-se parecer,sempre haverá pessoas comprometidas com a verdade.

Salutações Italianas,

B. Fulador

alexandre disse...

Olá. Gostaria de entrar em contato com alguém da família (podem ser os filhos do Herbert) pra conversar, pode ser por telefone. Estou fazendo uma matéria para a revista Rolling Stone sobre nazismo, e sei que o assunto deve ser delicado para vocês. Por isso mesmo gostaria de ouvir o lado da família pra não cometer nenhuma injustiça, já que até aqui só tive informações da parte dos acusadores.

Aguardo seu contato no email que deixei no email aleduartejp@hotmail.com. E obrigado,

Alexandre Duarte.

Werena disse...

Alexandre

Toda estória está neste site.
Se o assunto da revista Rolling Stone é "nazismo" você bateu na porta errada, Herberts Cukurs jamais, mas jamais foi nazista, mas se o assunto for "AVIAÇÃO" , teremos prazer em atendê-lo!
Werena

Nicolas Snaider Silveira disse...

Mais uma prova que esses judeus não respeitam nada cometeram um crime no uruguay premeditado,organizado e financiado por israel.Vamos esquecer a segunda guerra é passado ja foi,wisental ta morto.Náo tenho nenhuma compaixão ou pena do que aconteceu na Europa durante a segunda guerra tenho pena sim é dos indios das americas e das ararinhas azul é muito mais importante do que o holocauto

Anônimo disse...

Sou de Niterói e habito próximo a antiga cada do Sr. Cukurs e entendo a dor dos seus, mas não podemos julgar todos os judeus pelo assasinato ocorrido no Uruguai. Adolf Hitler era cristão católico, Osama Bin Laden era islãmico, e outros sanguinários também. Acho que o perdão nos liberta da opressão interna. E só a justiça divina poderá efetuar algum julgamento. Grande abraço para todos. Roger William Joras

Werena disse...

Grata Roger pela sua consideração, vou ao Rio de vez em quando e não deixo de ir a nossa querida cidade de Niterói. É sempre uma emoção grande ir a igreja N.Sra.de Fátima da Boa Viagem , endereço que já foi de minha familia .
Temos amigos judeus,meu pai tinha um que o chamava de irmão e Richard meu tio falecido e eu sempre nos relacionamos muito bem com eles. A questão nesta estória é outra e de forma nenhuma generalizamos , apenas queremos que se faça justiça. Como você pode ver acima, as pessoas julgam pelo que lêem ou assistem na midia e nem sempre sabem do que estão falando. Até hoje ninguém apresentou uma prova contra Herberts Cukurs.

Anônimo disse...

Nossas orações e dedicações são para todos! RWJoras

Anônimo disse...

NAZISTA ASSASSINO !!! QUE ARDA ESTERNAMENTE NO INFERNO !!! O QUE FIZERAM COM VOCE FOI POUCO E ESTE BLOG DEVERIA SER EXCLUIDO POR FAZER APOLOGIA A UM PERSONAGEM COVARDE, NAZISTA E ASSASSINO !

Edu disse...

NAZISTA E GENOCIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Herói de guerra, homem trabalhador e exemplo como pai de família... Que Deus o abençõe Herberts Cukurs.

Att. Giuseppe Musselini