sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OS AERO-BARCOS DA FAMILIA CUKURS.

THUNDER FISH



Barco projetado por Herberts Cukurs no inicio da decada de sessenta,junto com seus filhos Gunars Cukurs e Herberts Cukurs junior,foi o primeiro aero-barco construido no Brasil,propulsionado por um motor de avião.Era equipado com dois flutuadores de duraluminio,sob os quais haviam dois hidrofolios fixados.





Esse barco atingia a velocidade de 60 milhas por hora, se erguendo sobre hidrofolios,e mantendo os flutuadores erguidos a 40 cm fora da agua da agua.



Transportava 4 pessoas confortavelmente instaladas a bordo.
Esse barco ficou exposto no salão do Santa Paula Iate Clube,durante a primeira exposição nautica ocorrida em São Paulo.
Foi o sucesso absoluto desse evento.Na epoca todos os meios de comunicação deram destaque a esse barco,que acabou sendo apelidado carinhosamente de Bidu-O barco voador.


Depois de Thunder-Fish,outra novidade foi o barco ONDA,uma Cracker box,com motor Lincolnn de 12 cilindros de centro e um motor auxiliar de avião, Franklin 4 cilindros,e ambos os motores em conjunto, propulsionavam o barco.



Esse barco atingia uma velocidade de 60 milhas rebocando um girocoptero,(Helicoptero planador) com flutuadores,que rebocado decolava da agua.

Pouco tempo depois,esses barcos acabaram sendo adaptados para o turismo nautico,uma das atividades que a familia Cukurs explorava na epoca.Os motores potentes foram retirados ,e em seu lugar adaptados motores menores e mais economicos.Os motores utilizados eram o Continental e o Franklin de 4 cilindros cada,adaptados para funcionar com gasolina comum automotiva.
Ao comprar um bilhete e apresentar a carteira de motorista,a pessoa poderia fazer um passeio pela represa de Guarapiranga,levando consigo mais tres amigos,e a diversão era garantida.Esses barcos junto com os hidro-aviões fizeram muito sucesso na epoca.Em pouco tempo outros barcos tambem foram adaptados com motores de avião e se juntaram a frota.

23 comentários:

Anônimo disse...

O pai de vocês Herbert Cukurs foi um assassino de judeus e o serviço secreto de Israel acabou com ele, ele morreu como um porco nas mãos dos agentes no Uruguai. Vocês todos não prestam e assim como o pai de voces já esta no inferno, vocês também encontraram o capeta.

Anônimo disse...

Quem quiser saber mais sobre o criminoso de guerra nazista Herbert Cukurs pode acessar o video abaixo. O pai do Herbert Cukurs Jr foi um assassino e criminoso de guerra nazizta na Letonia e foi atraido em São Paulo e morto em uma emboscada no Uruguai no ano de 1964/1965. O serviço secreto de Israel acabou com este rato.


http://www.youtube.com/watch?v=i01vGiyah2w

Anônimo disse...

Herbert Cukurs tinha o hábito de promover orgias em seu apartamento durante a guerra na Letonia e estuprar e matar meninas e moças judias.

Werena disse...


Lamentamos que algumas pessoas façam comentários como as feitas acima, são os anonimos que não tem dignidade de se identificar, julgam, atiram palavras venenosas e dizem qualquer coisa baseados em imprensa sensacionalista . Por gentileza apresentem-se, e mostrem as suas provas reais documentadas !

uboatbrasil disse...

cokurs foi um homem com teorias aeronáuticas fantásticas , excelente aviador e um soldado que cumpriu seu papel.
Os terroristas que o mataram são os mesmos de sabra e chatila ,do hotel rei davi,de milhares de inocentes da faixa de gaza.
Respeito e honra para Cokurs ,ódio para a gang de telaviv

Anônimo disse...

Boa noite.
Não vou acusar ninguém aqui,como simples amante de história não me cabe julgar, me cabe sim perguntar respeitosamente. A família Cukurs pelo,pelo que tenho visto nos meios onde pesquiso, inclusive aqui,pede provas do envolvimento de Herbert Cukurs em crimes de guerra. Faço então uma pergunta e a embasarei. Documentos nazistas mencionam por diversas vezes o nome de Cukurs, também o canal de televisão NatGeo fez um documentário inteiro falando sobre como Cukurs foi morto devido aos crimes cometidos por ele (em nenhum momento tal documentário cita Cukurs como inocente, mas sempre como culpado). Tendo em vista esses fatos,e sabendo que,perante a justiça,o acusado tem o dever de provar sua inocência, vocês possuem documentos que provem a inocência de Herbert Cukurs?
Faço esta pergunta de maneira respeitosa para a família,e sem questionar os grandes feitos de Cukurs no campo da aviação. Mas se ele é,de fato, inocente,seria importante provas documentais. Assim teríamos mais do que simplesmente a vontade da família em salvar o nome de Herbert Cukurs, mas também documentos que provem tal inocência.
Grato pela atenção.

Márcio
email: marciokf@hotmail.com

Anônimo disse...

É incrivel,defender um sanguinario,nosso querido enforcador de Riga. Estranho que o mundo inteiro condene seu pai,um pobre inocente. Coitado. Deve ser perseguição por ter sido tão bondoso. Ele pedia perdão antes de meter uma bala na cabeça de um bebê,sim,atitude de um martir. Vão pros infernos! Entendo que gostem do pai de vocês, afinal,pai é pai. Ele não meteu uma bala na cabeça de vocês, foi na cabeça de um bebê judeu. O anti semitismo de sua família é visto em cada linha desse blog. Sou católico,e sinto nojo só de ver o que vocês escrevem,e através delas imagino o homem "maravilhoso" que Herbert Cukurs foi.Lendo esse blog,antisemita, agradeço que vocês fossem crianças nos tempos da Guerra,me faz crer que o povo letão se livrou de mais alguns antisemitas. Mas estou aberto. Me provem o contrario. Provem a inocencia desse homem, um belissimo aviador que jogou tudo for a por causa de seu preconceito. O que temos até hoje condena seu pai. Provem o contrario, e voltarei para pedir desculpas, seria capaz de fazer campanha em prol de seu pai. Mas preciso de mais coisas do que palavras de antisemitismo para acreditar na inocencia desse homem. Alias,esse é o tipo de defesa desesperada de quem não tem nada para falar. E não me venham com documentos do Brasil daquela época. Até o mais imbecil sabe que o governo daquela época no Brasil era pró nazismo. Nunca pensaram em pegar depoimentos de sobreviventes judeus? Seria uma ótima defesa. E esse imbecil do post acima que vá pro quinto dos infernos. Pergunta respeitosa...mas vá, a gente respeita quem respeita o próximo

Unknown disse...

Aqui é o Historiador e Professor Wander Pugliesi.Primeiramente sinto muito pelas ofensas descabidas escritas acima à Família Cukurs , é muito triste e desprezivelmente recorrente nos dias de hoje , com recursos eletrônicos, alguém se esconder depois de submeter outrem a danos morais.O Enorme HERBERT CUKURS foi martirizado por inocentes úteis do mossad que também sofreram implantação de memória junto a toda pobre comunidade judaica usada pelos líderes sionistas invisíveis , os únicos que ganham com o mito do holoconto...é lamentável...Os idiotas usados para matá-lo de forma covarde estavam a serviço de um escândalo necessário para pressionar o Congresso da Alemanha a não aprovar a prescrição dos chamados Crimes de Guerra contra a Humanidade (claro que os verdadeiros crimes dos "aliados" não estarão jamais na lista).Pobre HERBERT CUKURS , foi aleatóriamente escolhido e pagou por algo que jamais cometeu.Perdemos assim um grande cientista e uma pessoa valiosíssima.Esses coitados ofensores , vítimas também da implantação sistemática da maior das mentiras de todos os tempos , mostram sua pequeníssima inteligência ao pedirem provas da inocência dele...Você é acusado e tem que provar inocência ???? Pobres coitados desconhecem o mais primário dos princípios jurídicos : o ônus da prova cabe à acusação ! Já se vê sua pequenês intelectual quando recorrem a documentários de TV...Família CUKURS , vocês não estão só !!! Muita gente sabe a verdade e tem vocês nos corações !!!! Força e Honra !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Anonimo vagabundo....Você não tem provas, ninguem tem provas, somente o testemunho de um pobre homem que não sabemos o que passou porém infeliz um homem não é nada ...pois sou um homem e se falar que voce gosta de dar o rabo não é necessariamente verdade....mas acredito que deva gostar seu merda...deixa a familia do homem em paz seu porco!

Anônimo disse...

Você deve ser uma bixa inrrustida que anda com a bunda assada....o que o homem fez ou deixou de fazer ele não deve nada à você pobre cocô....o julgamento não é aqui seu porco...e você não é porra de juiz nenhum....e a família não tem culpa de nada do que falam ter acontecido...pois não existe prova seu suíno. ..me mostre esse documento que incrimine o homem. ..e national geografic é o caralho vai dar o cu pra eles....eles são oque donos da verdade?
Vai enfiar um pepino no cu e larga de acusar sem provas. ...

Anônimo disse...

Família voceis são os corretos, não deixem essa minoria suína importunar a memória de Herbert....e creio que nada o fará já que a grande maioria acredita em sua inocência perante essas acusações discabidas e sem provas....o infeliz amigo ainda usa o documentário da national como um tipo de prova...São fracos intelectualmente e desprovidos de inteligência. ...passam o dia com a bunda na frente da tv e acham que tudo que passa é verdade e faz parte da vida real...temos de ter pena dos porcos!

Anônimo disse...

É uma piada esses simpatizantes do nazismo ficando bravinhos. Se vocês é que são os donos da verdade mostra pra nós as provas de que este homem era inocente e vai lá ensinar o pessoal da National Geografic e fazer um documentário reverso. Respeito a família do sujeito afinal pai é pai.

Werena Cukurs disse...


Caro Professor Wander Pugliese
Em nome de minha familia agradeço suas palavras e fico feliz em saber que existem pessoas que raciocinam com lógica e tem conhecimento mais profundo sobre História. Agradeço também as palavras de outros amigos anonimos e não anonimos que fazem parte desse número tão pequeno de pessoas que procuram fontes confiáveis para se aprofundarem mais na História de maneira geral.
O que fizeram com meu avô e minha familia foi um crime e infelizmente as grandes massas vão atrás de informações da Wikipedia que publica qualquer coisa de qualquer um, saibam que qualquer um pode escrever lá , e é uma fonte extremamente manipulada e duvidosa . Quanto ao documentário da Nat geo que muitos ostentam como verdade, saibam amigos , é um documentário mentiroso baseado no livro de Gad Shimron onde o narrador é o assassino de Herberts Cukurs, suposto agente do Mossad que enganou nossas autoridades brasileiras entrando com documentos e nome falso no Brasil... é nele que vocês acreditam ???
A equipe de produção da Natgeo veio na minha casa e fez a gravação do depoimento de meu tio e o meu em 2010. Disseram que a gente dando ou não o depoimento eles fariam a série sobre os Caçadores de Nazistas e incluiriam meu avô ..nós não teriamos força para evitar que o nome do meu avô fosse arrastado pra lama desta corja nojenta.Foi concedido alguns segundos no final do documentário onde meu tio faz a defesa...
Não somos e nunca fomos nazistas e Herberts Cukurs salvou a vida de pelo menos 6 judeus na Letõnia e ainda trouxe uma judia para o Brasil que se calou por força da pressão da Federação Israelita do Rio de Janeiro...
Parem pra pensar um pouco... se coloquem um segundo sequer no lugar de uma pessoa que sofre uma injustiça. Veja o mundo da internet no qual se agregam mentiras a pessoas famosas e em um segundo todos estarão compartilhando ! Pesquisem, estudem para não fazer parte das massas acéfalas !!

Hélio disse...

Excelente !!! 👏👏👏👏

luiz otávio disse...

Werena, você diz, de maneira acertada, que só se deve incriminar uma pessoa com provas concretas, e não com livros ou documentários. Você diz que seu avô salvou 6 judeus na letônia e trouxe uma judia para o Brasil que só não falou por pressão da Federação israelita do Rio de Janeiro. Um modo de você mostrar que a conduta de vocês é diferente, é dizer de fato o que vocês sabem. Eu pergunto: qual é o nome dessa judia que o seu avô trouxe para cá? Ela está viva no momento? É possível contatá-la para confirmar?

Unknown disse...

Tenho vontade de ver o desfecho dessa história que parece não ter findado ainda!

Anônimo disse...

Prezada familia Cukurs. Imagino o sofrimento que tenham passado com este assunto. Bom enquanto não tenham provas prefiro lembrar de sua familia nos bons momentos que passei observando sempre no final da tarde o SeaBee sendo rebocado. Ficava sentado no YCI no trapiche observando. Uma vez fiz um voo nele. Alias meu tio avô foi seu vizinho na decada de 60 e 70.
Grd abraço Victor

Douglas disse...

A procuradoria geral da República da letonia já inocentou ele após investigação que durou mais de 13 anos os EUA Brasil Alemanha disseram não haver nada contra ele Israel que o acusa a mais de 60 não deu resposta mesmo depois de vários pedidos para que enviasem provas
Historiadores como aigars prucis (não sei se a escrita está correta) que no passado custavam ele como criminoso agora o citam como herói injustiçado o jornalista Robert klimovits passou quase dois anos investigando a história por conta própria procurou provas nas intenções judaicas da Letônia foi mandado aos EUA procurar testemunhas achou Shapiro que atuava como pianista em cassinos de Vegas Shapiro disse que nunca acusou cukurs de nada klimovits viajou para Israel e não achou nenhum tipo de prova é por fim mesmo tendo visitada o tal vashen 3 x nunca encontrou nada

Mataram um homem inocente com o argumento de que havia farta documentação contra ele e até hoje nunca mostrar nada


Anônimo disse...

A judia se chamava Miriam
Morreu mas tem uma filha que sabe de parte da história

Douglas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas disse...

Belo comentário
Devo fazer algumas correções
1* na dúvida pró réu
Todos são inocentes até que se prove o contrário quem acusa deve mostra as provas supondo que existam o acusado deve refutar para provar sua inocência
2* Cukurs tinha uma série de documentos que comprovam sua localização e determinadas datas a de modo que ele não poderia estar em um lugar é ser visto em outro Isso nunca foi levado em consideração pelas comunidades judaicas do Brasil

Em 2018 após 13 anos de investigação a procuradoria geral da República da Letônia inventou ele de todas as acusações por falta de provas
EUA Brasil Alemanha disseram não haver nada contra ele Israel não se manifestou mesmo após vários pedidos para ver as provas contra cukurs

Douglas disse...

Ele foi inocentado pela procuradoria geral da República após minuciosa investigação que durou 13 anos EUA Brasil Alemanha disseram não haver nada contra ele somente Israel não se manifestou e/ou mandou provas solicitadas reinteradas vezes

Douglas disse...

Vc devia dar um passeio tomar um belo café caiçara se acalmar