sábado, 22 de agosto de 2009

OS GIROCOPTEROS.

O GIROCOPTERO.

GIROCOPTERO FOI UM HELICOPTERO PLANADOR SEM MOTOR,QUE ERA ACOPLADO A UM AUTOMOVEL OU A BARCO,E TRACIONADO ATRAVES DE UM CABO.APOS ATINGIR DETERMINADA VELOCIDADE,SE ERGUIA AOS CEUS,E VOAVA IGUAL A UM PLANADOR.SUA SUSTENTAÇÃO AERODINAMICA ERA PROPORCIONADA PELA VELOCIDADE DE GIRO DO ROTOR.POSTERIORMENTE ESSAS AERONAVES TIVERAM A ADAPTAÇÃO DE MOTORES DE TRAÇÃO COM HELICES DE AVIÃO.uM MOTOR MUITO EMPREGADO NA EPOCA ERA O DO FUSCA.
O PRIMEIRO GIROCOPTERO DOS CUKURS ERA TERRESTRE,COM RODAS TIPO DE LAMBRETA.
ESSA AERONAVE DISPUNHA DE UMA CARRETINHA ESPÉCIALMENTE DESENVOLVIDA PARA SEU TRANSPORTE E ERA LEVADA PARA A PRAIA GRANDE (LITORAL SUL DE SÃO PAULO).
LA,NA EPOCA,A PRAIA ERA POUCO MOVIMENTADA, DE AREIA FIRME ,SE TORNAVA EXCELENTE PISTA DE POUSO E DECOLAGEM.NA EPOCA O VEICULO TRATOR ERA UM CADILACK DE PROPRIEDADE DE CUKURS.
MAS A DISTANCIA DE SÃO PAULO A PRAIA GRANDE ERA GRANDE,E ESSA IDA E VOLTA SE TORNAVA CANSATIVA.
oS CUKURS RESOLVERAM ENTÃO FAZER UMA MODIFICAÇÃO QUE PUDESSE PERMITIR A DECOLAGEM E AMERISAGEM DA AGUA.
PARA ISSO FOI NECESSARIO DESENVOLVER FLUTUADORES QUE SUBSTITUIRIAM AS RODAS.
OUTRO PROBLEMA QUE SURGIU ERA QUANTO AO VEICULO DE TRAÇÃO,POIS TERIA QUE TER POTENCIA SUFICIENTE PARA VENCER O ARRASTRO DO GIROCOPTERO NA AGUA E COM VENTO CONTRARIO.
PARA TAL FOI NECESSARIO DESENVOLVER ESSE BARCO.
PARTINDO DE UM CASCO DE CRACKER BOX,ADAPTOU-SE DOIS MOTORES,UM DE CENTRO,UM LINCOLN DE 12 CILINDROS E UM EXTERNO,MOTOR DE AVIÃO,FRALKLIN DE 4 CILINDRO QUE ACIONAVA UMA HELICE DE AVIÃO.
COM ESSES DOIS MOTORES,E TRACIONANDO O GIROCOPTERO,ESSE BARCO ATINGIA A VELOCIDADE DE 60 MILHAS.


ESSE PLANADOR,ASSIM COMO TUDO QUE A FAMILIA CUKURS FAZIA,TAMBEM DESPERTOU ENORM,E INTERESSE POR PARTE DE NOSSA IMPRENSA.

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