sexta-feira, 28 de agosto de 2009

REPRESA DE GUARAPIRANGA E O MONUMENTO AOS PIONEIROS DA AVIAÇÃO.

MONUMENTO EM HOMENAGEM A TRAVESSIA DO ATLANTICO.


OS MORADORES MAIS IDOSOS DA ZONA SUL DE SÃO PAULO,NOTADAMENTE DA REGIÃO DE SANTO AMARO,CAPELA DO SOCORRO COM CERTEZA IRÃO SE LEMBRAR DO GARBOSO MONUMENTO,EDIFICADO AO LADO DO ANTIGO PAREDÃO(BARRAGEM DA REPRESA DE GUARAPIRANGA),ESTATUA COM COLUNAS ROMANAS,APOIANDO UM IMENSO ICARO,HOMEM ALADO,DE BRONZE.



O QUE REPRESENTAVA ESSE MONUMENTO?


COM CERTEZA ,MUITAS PESSOAS DA REGIÃO CONHECEM A AVENIDA JOÃO RIBEIRO DE BARROS E A AVENIDA DE PINEDO.


QUEM TERIAM SIDO ESSAS PESSOAS?ALGUNS POLITICOS?BENFEITORES DA COMUNIDADE?ANTIGOS MORADORES DE SANTO AMARO?


NADA DISSO.FORAM PESSOAS RESPONSAVEIS POR DOIS EVENTOS DE REPERCURÇÃO HISTORICA PARA A AVIAÇÃO MUNDIAL.

ESSES HOMENS FORAM RESPONSAVEIS POR DOIS REIDES,OU SEJA VOOS PIONEIROS DE LONGA DISTANCIA,QUE VISAVAM A TRAVESSIA INEDITA DO OCEANO ATLANTICO,A BORDO DE HIDRO-AVIÕES,PARTINDO DE GENOVA E AFRICA, CHEGANDO NA REPRESA DE GUARAPIRANGA,EM SANTO AMARO.

O COMANDANTE BRASILEIRO JOÃO RIBEIRO DE BARROS,NASCIDO EM JAU,INTERIOR DE SÃO PAULO,E O COMANDANTE ITALIANO FRANCISCO DE PINEDO,REALIZARAM O FEITO INCRIVEL NA EPOCA,EM DATAS DIFERENTES.





NO CASO DO COMANDANTE BRASILEIRO,FOI UMA INICIATIVA PROPRIA,SEM CONTAR COM APOIO FINANCEIRO DE NINGUEM,MUITO PELO CONTRARIO,NOSSOS GOVERNANTES DA EPOCA FIZERAM DE TUDO PARA DESENCORAJA-LO,POIS NA SUA INCOMPETENCIA,SE BASEAVAM NOS ARGUMENTOS,DE RECENTES FRACASSOS COMETIDOS POR AVIADORES INTERNACIONAIS.

ESSE REIDE AQUI NO BRASIL,NÃO RECEBEU QUALQUER TIPO DE AJUDA,APOIO,QUER OFICIAL,QUER DA INICIATIVA PRIVADA OU EMPRESARIAL.O VOO FOI MARCADO POR ACONTECIMENTOS QUE O TRANSFORMARAM EM VERDADEIRA EPOPEIA,COM EPISODIOS DE PERSEGUIÇÃO,HEROISMO,TRAIÇÃO , SABOTAGEM,DOENÇA,RESIGNAÇÃO,RENUNCIA E CORAGEM,COMPETINDO CULTURAL,CIENTIFICA E ECONOMICAMENTE COM AS MAIORES POTENCIAS EUROPEIAS E AMERICANAS DA EPOCA.



SAINDO DE GENOVA NA ITALIA,FOI O VOO PIONEIRO DE TRAVESSIA DO ATLANTICO SUL,CONCLUIDO EM 28 DE ABRIL DE 1927,FAZENDO ESCALAS NA ESPANHA,GIBRALTAR,CABO VERDE,FERNANDO DE NORONHA,E REPRESA DE GUARAPIRANGA.


OS HEROIS BRASILEIROS FORAM JOÃO RIBEIRO DE BARROS( COMANDANTE),ARTHUR CUNHA(NA PRIMEIRA FASE DA TRAVESSIA) E DEPOIS JOÃO NEGRÃO(CO-PILOTOS),NEWTON BRAGA(NAVEGADOR),E VASCO CINQUINI(MECANICO).



O SAVOIA MARCHETTI S -55 (JAHU).
AO CONTRARIO DO QUE OCORREU COM O VOO DE JOÃO RIBEIRO DE BARROS,O GOVERNO ITALIANO INVESTIU E DEU TOTAL APOIO AS PRETENSÕES DE FRANCESCO DE PINEDO.
DE PINEDO NÃO ERA UM PRODUTO DO FACISMO,MAS COM SEUS SUCESSOS NA AVIAÇÃO ACRESCENTOU PRESTIGIO AO PARTIDO,E MUSSOLINI USOU-O COMO "MESSAGGERO DI ITALIANADA".ASSIM ELE SUGERIU UMA EXCURSÃO AS AMERICAS,E DEU TOTAL RESPALDO PARA ESSE VOO.
COM O HIDRO AVIÃO SAVOIA MARCHETTI S-55 BATIZADO DE "SANTA MARIA",HOMENAGEM A UMA DAS NAUS DE COLOMBO,UMA DAS ETAPAS DE VOO PARA AS AMERICAS TEVE ESCALA EM SANTO AMARO,NA REPRESA DE GUARAPIRANGA.DEPOIS PERCORREU VARIOS ESTADOS BRASILEIROS INDO A AMERICA DO NORTE ONDE POUSOU EM NOVA ORLEANS EM 19 DE MARÇO DE 1927,COMPLETANDO O OBJETIVO DE VOO.
A REPERCURÇÃO INTERNACIONAL DESSE VOO FOI TÃO GRANDE,QUE MUSSOLINE,PARA HOMENAGEAR ESSE FEITO,DOOU O MONUMENTO,QUE CONTINHA DUAS COLUNAS ROMANAS DE 2000 ANOS,RETIRADO DE UM TEMPLO ROMANO,SOBRE O QUAL SE ERGUIA UMA MAGNIFICA ESCULTURA DE BRONZE.

VARIOS ANOS SE PASSARAM,ATE QUE NO GOVERNO DE JANIO QUADROS,A INCOMPETENCIA DO PODER PUBLICO NOVAMENTE SE FEZ PRESENTE.ALEM DO TOTAL DESCASO E ABANDONO TOTAL DO AVIÃO JAHU QUE ERA DEVORADO PELOS CUPINS NO MUSEU DO IBIRAPUERA ,ALGUM IMBECIL,RESOLVEU RETIRAR ESSE MARCO HISTORICO DA AVIAÇÃO MUNDIAL,PARA COLOCA-LO,NUM LOCAL QUE NADA TINHA A VER COM O MESMO.FOI JOGADO NAS PROXIMIDADES DO IBIRAPUERA,NA AVENIDA BRASIL,ONDE A POPULAÇÃO PASSA E NEM TEM IDEIA DO SIGNIFICADO E VALOR HISTORICO DESSE MONUMENTO.

NO LOCAL ORIGINAL ,FOI COLOCADO NO CHÃO UMA PLACA DE CIMENTO, QUE HOJE EM DIA ,ALEM DAS PIXAÇÕES,VIROU DEPOSITO DE SACOS DE LIXO,QUE A POPULAÇÃO DESINFORMADA ,UTILIZA,DEPOSITANDO OS SACOS PARA FUTURA COLETA DOS CAMINHÕES DE LIXO.

UMA DAS MAIORES PREMIAÇÕES QUE AMBOS OS AVIADORES OBTIVERAM,FOI O HARMON TROUPHY,ESTATUA COM O MESMO ICARO DE BRONZE EXISTENTE NAS COLUNAS DO MONUMENTO,ALEM DOS TITULOS DE CAMPÉÕES AVIADORES DO ANO EM QUE REALIZARAM ESSE FEITO.

AMBOS OS AVIADORES,SE TORNARAM MEMBROS HONORARIOS DA MAIOR LIGA DE AVIAÇÃO,HOJE CONHECIDA COMO FIA-(FEDERATION INTERNATIONALE DE AERONAUTIQUE),FAZENDO PARTE DA ELITE DE AVIADORES MUNDIAIS.
HERBERTS CUKURS



UM DOS AVIADORES QUE RECEBEU AS MESMAS PREMIAÇÕES POR SEUS VOOS DE LONGA DISTANCIA,SENDO O PRIMEIRO DE RIGA CAPITAL DA LETONIA, A BATHURST CAPITAL DA GAMBIA NA AFRICA,E DEPOIS NO SEGUNDO REIDE DE RIGA A TOQUIO NO JAPÃO,FOI HERBERTS CUKURS,QUE ASSIM COMO ESSES AZES DA AVIAÇÃO MUNDIAL TAMBEM AMERIZOU NA GUARAPIRANGA. ELE E SUA FAMILIA VOARAM NESSA REPRESA DURANTE QUASE 40 ANOS,FIZERAM MAIS DE 50.000 DECOLAGENS E LEVARAM MAIS DE 200.000 PESSOAS.ESSE HIDROAVIÃO VIROU CARTÃO POSTAL DE SÃO PAULO E DA REFERIDA REPRESA,E PARTICIPOU INCLUSIVE DA CAMPANHA DA SABIN,EM 1962,DIVULGANDO PANFLETOS AEREOS E LEVANDO EQUIPES MEDICAS.O COMANDANTE CUKURS FOI AGRACIADO COM TITULO DE AGRADECIMENTO E LOUVOR POR ALTOS SERVIÇOS PRESTADOS A POPULAÇÃO PAULISTANA.



HERBERTS CUKURS JUNTO AO HARMON TROUPHY,QUE OS TRES AVIADORES RECEBERAM,EM EPOCAS DIFERENTES.
A MEDALHA REFERENTE AO HARMON TROUPHY

PLACA DE BRONZE CONFERIDA AOS MEMBROS HONORARIOS
VE-SE A ASSINATURA DE CHARLES LINDENBERG,SANTOS DUMONT,FRANCESCO DE PINEDO DENTRE OUTROS ICONES DA AVIAÇÃO MUNDIAL.
ESSE MONUMENTO FOI ARRANCADO DA REPRESA DE GUARAPIRANGA,E DA NOSSA REGIÃO,NUM TOTAL DESCASO E FALTA DE RESPEITO PARA COM A NOSSA HISTORIA,ENQUANTO NOSSAS AUTORIDADES FICARAM DE BRAÇOS CRUZADOS ASSISTINDO A TUDO.
QUEREMOS O NOSSO MONUMENTO DE VOLTA!!!!!
E NO MESMO LOCAL DE ONDE O ARRANCARAM!!!div>
DEMOCRATICAMENTE DEIXO A PERGUNTA REGISTRADA AO NOSSO PREFEITO ILMO SENHOR KASSAB,QUE TANTAS MELHORIAS TEM FEITO POR SÃO PAULO,AO NOSSO GOVERNADOR,EXMO SENHOR JOSE SERRA,AO NOSSO PRESIDENTE DA REPUBLICA EXCELENTISSIMO SENHOR LUIS INACIO LULA DA SILVA,AO MINISTRO DA AERONAUTICA, O TENENTE BRIGADEIRO DO AR JUNITI SAITO:
"-QUANDO IRÃO DEVOLVER ESSE MONUMENTO HISTORICO DA AVIAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL AO SEU LOCAL DE ORIGEM?
AFINAL DE CONTAS A HISTORIA DESSA REPRESA NÃO PODE SER RESUMIDA APENAS A CAUSOS DE ALGUM IMIGRANTE,QUE COM CAIXOTES DE MADEIRA USADA TENHA FEITO UMA CATRAIA,OU A ALGUNS VELEJADORES,QUE SE DESTACARAM OU POR AQUELES QUE NELA APRENDERAM A ARTE DE VELEJAR.
ESSA REPRESA COM CERTEZA FAZ PARTE DA HISTORIA DA AVIAÇÃO MUNDIAL E ASSIM DEVE SER LEMBRADA, "TAMBEM!!!"




,

4 comentários:

Larissa disse...

Otima reportagem!! Seu blog me forneceu subsídios interessantíssimos para a realização de um trabalho de Faculdade sobre a Represa do Guarapiranga. Eu mesma resido próximo a ela e não sabia de todas estas informações. Estou grata por compartilhar seu conhecimento!!

werena disse...

Estamos próximos de conseguir "O RETORNO" graças ao empenho de pessoas que conhecem a história e valorizam a memória de nosso país, e também com o apoio do prefeito Kassab que está se dedicando aos assuntos da represa do Guarapiranga de maneira mais ampla.

Everton Henrique disse...

Belíssimo Texto! Como entusiasta da aviação e aeromodelista fico muito feliz ao encontrar preciosas informações a respeito da história aérea contando sempre com a presença marcante do Brasil em tais fatos. Infelizmente nossos governantes tentam dificultar as coisas, executando maus tratos a verdadeiras relíquias como este monumento, além é claro do Jahu, que é uma aeronave maravilhosa e felizmente foi restaurada!

bossanova disse...

Deu certo!!!!
Agora soh falta trazer os avioes de volta!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabens...