quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OS ULTIMOS SEABEES

GUNARS CUKURS


GUNARS CUKURS COM CERTEZA HOJE É O PILOTO ,MECANICO,COM A MAIOR EXPERIENCIA NA AERONAVE REPUBLIC RC-3 SEABEE DO MUNDO.


ISSO É AMPLAMENTE CONFIRMADO EM UM DOS MAIORES SITES QUE TRATAM DESSE TIPO DE AERONAVE PUBLICADO NA NORUEGA.









APOS A DESATIVAÇÃO DOS HIDRO AVIÕES PP-DVV E PP-DKU, E NEGOCIADOS POSTERIORMENTE,GUNARS CUKURS ADQUIRIU UM OUTRO SEABEE CUJO PREFIXO ERA PP-DLV.




COMO RESTAURAR ESSE AVIÃO SERIA MUITO CUSTOSO,O MESMO ACABOU SENDO VENDIDO PARA MAX WINKLER,APAIXONADO PELA AVIAÇÃO,PELO SEABEE,E QUE RESOLVEU COLOCAR O HIDRO EM VOO NOVAMENTE.




NINGUEM MAIS APROPRIADO QUE GUNARS CUKURS.APOS ACORDO ENTRE AMBAS AS PARTES SE INICIOU A RESTAURAÇÃO DA AERONAVE.






ENQUANTO A AERONAVE ERA RESTAURADA,INICIOU-SE OUTRA LUTA ,PARA SE CONSEGUIR RESTAURAR O MOTOR ORIGINAL,FRANKLIN 6 CILINDROS,215 HP DE POTENCIA MODELO 6A8-215-B8F&B9F ENGINE.



GUNARS ANOS ATRAS JA HAVIA CANIBALIZADO OUTROS MOTORES FRANKLIN ,ATE QUE NO FINAL,PELA TOTAL FALTA DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO AQUI NO BRASIL,TEVE QUE ADAPTAR OUTROS MOTORES NOS SEUS HIDROAVIÕES.UMA DESTAS ADAPTAÇÕES INEDITAS NO MUNDO FOI A INSTALAÇÃO DE UM MOTOR ACROBATICO ARGUS AS10C RETIRADO DE UM FOCKE WULF FW 56.



POSTERIORMENTE FORAM ADAPTADOS UM LYCOMING DE 260 HP,RETIRADO DE UM EX-AVIÃO DA FAB,O PILATOS.


E FINALMENTE FOI ADAPTADO O MOTOR LYCOMING GO-480,COM HELICE TRI PÁ DE PASSO VARIAVEL.

COM MUITAS DIFICULDADES O MOTOR FOI SENDO RESTAURADO,ATE QUE O ULTIMO ITEM VITAL,O GIRABREQUIM,FOI ENVIADO PARA TESTE NA MAQUINA FLUX,E INFELIZMENTE O LAUDO ACABOU REPROVANDO O GIRABREQUIM,PONDO FIM AO SONHO DE FAZER ESSA AERONAVE VOAR COM O MOTOR ORIGINAL.



COMO O TRABALHO ESTAVA CONCLUIDO,O MOTOR ACABOU SENDO MONTADO,NÃO PARA FINS DE VOLTAR A FUNCIONAR NUMA AERONAVE,MAS PARA MOSTRAR O BELO TRABALHO DE GUNARS NO QUE CONCERNE A RESTAURAÇÃO DE MOTORES.
COM TODA A CERTEZA ESSE MOTOR MERECE UM LUGAR DE DESTAQUE EM ALGUM MUSEU DE AVIAÇÃO,POIS COM CERTEZA NÃO EXISTE OUTRO SIMILAR NAS CONDIÇÕES QUE GUNARS O DEIXOU.


QUANTO AO SEABEE,COM TODA CERTEZA UM DIA SERA RESTAURADO,OBVIAMENTE COM UM MOTOR MODERNO LYCOMING GO 480,AMPLAMENTE TESTADO E APROVADO TANTO AQUI NO BRASIL PELA FAMILIA CUKURS QUE O UTILIZOU DURANTE VARIOS ANOS,COMO NO EXTERIOR ONDE TAMBEM É LARGAMENTE UTILIZADO.
OXALA POSSAMOS VER ESSA BELA AERONAVE VOANDO EM NOSSOS CEUS NOVAMENTE.
ESSA MISSÃO AGORA PERTENCE AO COMANDANTE SILVIO COMENHO E A MAX WINKLER,ATUAIS PROPRIETARIOS DOS UNICOS SEABEES NO BRASIL.









PT-KUN-Ex N87501. Imported. Stored for future restoration by Mr. Silvio T. Comenho and Mrs. Kalina Comenho, Rio de Janeiro, Brazil.

N6146K. Imported. Stored for future restoration by Mr. Silvio T. Comenho and Mrs. Kalina Comenho, Rio de Janeiro, Brazil.



CX-AID-Crashed when engine quit on take off from São Paulo, Brazil. Wreck used for spares by Mr. Gunars Cukurs?

LV-ROW, LV-YCG. Destroyed in Boa Vista (Amazon jungle) circa 1974. Used for spares by Mr. Gunars Cukurs?

PP-DVV-Under restoration by Mr. Silvio T. Comenho, Rio de Janeiro, Brazil.

PP-DKU-Ex N6250K. Under restoration by Mr. Silvio T. Comenho, Rio de Janeiro, Brazil.



PP-DLV-Under restoration by Mr. Gunars Cukurs.

Um comentário:

Anônimo disse...

Felicitaciones. Digno hijo de su padre.
Es la mejor herencia.
Sientase orgulloso. Su padre fue un gran hombre.