sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FLYING SHARK C-2 WEAPON SISTEM

Flying Shark C-2. Submarino de ataque.

Com toda a certeza se houve algum homem que nasceu fora de sua época,esse homem foi o letoniano Herberts Cukurs.
Desde cedo seus sonhos futuristas assustavam aos mais realistas da época.Isso ocorreu quando fez o seu primeiro avião, monoplano de asa baixa,que desafiava as teorias da época que pregavam a necessidade de todos aviões serem bi-planos.Alem desse fato inovador o avião tinha tambem as asas dobráveis,o que permitia que fosse guardado em espaços reduzidos,e permitia ao intrepido piloto que circulasse com o mesmo pelas ruas,feito um automovel.Ha uma passagem interessante,inclusive publicada em jornal letoniano,onde é descrito a maneira com que Cukurs “passeava” pelas ruas de Liepaja com esse avião inusitado

Outra invenção de Cukurs na epoca foi o “ledus bulta”, a “Seta do gelo”,um tipo de trenó movido com motor de avião, verdadeiro

bolido,que arrancava espanto e admiração daqueles que viam o desempenho do equipamento,sobre os lagos gelados da Letonia.
Em 1936,Cukurs escreveu um livro chamado “Starp zemi un saule” ,”Entre o sol e a terra”onde ele descreve os projetos futuristas de aviões de combate, que voavam na estratosfera,e os foguetes teleguiados,que alcançavam esses aviões através do calor emitido pelos escapamentos dos motores.Esse livro de “ficção”,arrancou muitos comentários na época,onde os leitores e especialistas riam e afirmavam:-“Dessa vez o Cukurs pirou de vez!”.Mas no entanto há bem poucos anos atrás,suas previsões se realizaram sem sombra de duvidas,e misseis teleguiados pelo calor das turbinas não são mais novidade para ninguem. Hoje o livro de Cukurs com certeza não é mais um livro de ficção,mas mostra a realidade que todos nos conhecemos,apenas escrito setenta anos atras.

Em 1960,Herberts Cukurs projetou e construiu o C-1 Thunder Fish,barco com flutuadores de avião,equipado com hidrofolies,e propulsionado por um motor de avião ,com capacidade de transportar 4 passageiros ,e que chegava a excelente velocidade para a epoca de 70 milhas por hora,decolando 60 cm sobre a agua,apoiado em seus hidro-folios.
Esse barco foi exposto na primeira feira nautica realizada no Brasil,nas dependencias do antigo Clube Santa Paula no bairro de Interlagos e foi sucesso absoluto, se tornando a vedete da exposição, recebendo total destaque em todos os meios de comunicação, tanto na escrita quanto na televisionada.
A imprensa apelidou o barco carinhosamente de "Bidu-O barco voador".
Em 1962,como ex-militar e engenheiro,baseado em suas pesquisas sobre hidro-folios Herberts Cukurs projetou um submarino militar de ataque para um tripulante,que poderia desenvolver alta velocidade submerso,ou com a ajuda dos hidro-folios deslizar velozmente pela superfície.
Após meses de trabalho e de planos,centenas de cálculos,exames e desenhos,finalmente o projeto estava pronto.
Amigo pessoal de um ilustre almirante da Marinha Brasileira,Cukurs foi procura-lo e lhe apresentou o projeto.Infelizmente o Almirante havia sido transferido para a reserva e desligado de suas funções, mas recomendou que Cukurs procurasse dois oficiais de nossa marinha,que após ouvir o que Cukurs lhes tinha para contar,durante um período de no maximo dez minutos,deram-lhe o veredicto de que o projeto não servia , era obsoleto,e não interessava a Marinha Brasileira. Vou omitir o nome dos oficiais envolvidos,pois não vem ao caso.
Cukurs como militar combatente em duas guerras,e engenheiro,apenas lhes respondeu:
-“Hoje ainda se usa muita coisa obsoleta,assim como o carvão, que é muito antigo,e ainda é muito utilizado”.Vamos ver o que os americanos acham disso.Quem sabe ,esse projeto seja realmente obsoleto.
Dias depois Cukurs procurou o Comandante Omohudro,da missão naval americana,no Rio de Janeiro.Ao contrario do que fizeram os colegas brasileiros,esse Comandante,discutiu durante mais de 6 horas com Cukurs,e no final decidiu enviar o projeto para o Instituto de pesquisas da Marinha americana nos E.U.A.
Entretanto,por questões obvias,Cukurs omitiu dois detalhes “chave” sobre o projeto,que só seriam revelados posteriormente em caso de real interesse,dizendo:
-“Se quiserem executar o projeto,dependerão de mim para tal.O segredo esta na minha cabeça”.
Algum tempo depois,o escritorio de pesquisas americano,enviou correspondência a missão naval,correspondência essa que Cukurs jamais tomou conhecimento,uma vez que já tinha“desaparecido”, na qual o inventor era cumprimentado pelos seus conhecimentos de engenharia,mas com a ressalva de que haviam dois problemas “sem solução”,que provavelmente teriam fugido do conhecimento do inventor,e que invibializavam o projeto.
Exatamente os pontos “omitidos” propositalmente,e cuja solução apenas Cukurs sabia,mas que não havia juntado ao projeto.O chefe da Missão Naval americana de então,o Almirante E.E.Collestock,na carta enviada a Cukurs,elogiou-o,mas,provavelmente,por delicadeza e para não melindrar o inventor,não fazia diferença às duas dificuldades de execução do projeto.
Se o tivesse feito,e Cukurs estivesse”presente”,com certeza esse pormenor teria sido esclarecido.Dessa forma,pela total falta de interesse de nossa marinha,pela delicadeza do Almirante americano e pela precaução de Cukurs,esse projeto não saiu do papel “teoricamente”.
Quais eram as utilidades praticas desse submarino?
Ataque e defesa dos Portos e costa marítima.
Interceptar navios inimigos.
Patrulha de canais estreitos.
Patrulha anti-submarinos.
Patrulha de barcos cargueiros.
Custo baixo de construção.


Dados técnicos
Lgth-16,85m
Wdth-4,20m
Hgt-5,67m
Wht.Empty-3000kg.
Gross Weight -6000kg
Power-430 hp.
Engin-Dearborn M.E.D 215 hp.
Top Speed-50/60 miles/h
Cruising Speed o.w. 20-25 m/h
Cruising Speed u.w. 10-20 m/h
Range- 10-15h.
Fuel tank capacity- 1300 ltr.
Alguns desenhos originais desse projeto:






Correspóndencia completa que Herberts Cukurs enviou a marinha amaricana descrevendo o projeto e utilização do submarino C-2.


E a resposta que foi enviada meses depois,pelos americanos, e que Cukurs jamais leu:



Cada um que tire suas proprias conclusões.

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