domingo, 12 de julho de 2009

ÁGUIAS DA LETÔNIA EM CÉUS BRASILEIROS

FIM-DE-SEMANA ENSOLARADO NA REPRESA DE GUARAPIRANGA, CIDADE DE SÃO PAULO. TURISTAS E CURIOSOS SE AGLOMERAM EM TORNO DE UM HIDROAVIÃO MONOMOTOR REPUBLIC SEABEE, QUE OFERECE VÔOS PANORÂMICOS SOBRE A REGIÃO. LOGO, PASSAGEIROS EMBARCAM NO SEABEE ANCORADO EM UMA PINGUELA IMPROVISADA COM ATRACADOURO. O PILOTO DE FEIÇÕES EUROPÉIAS, TRAJANDO UM INUSITADO “UNIFORME DE VÔO”- CAMISETA, SHORT, BONÉ E ÓCULOS ESCUROS, ENTRA DESCALÇO NA ÁGUA, ACIONA MANUALMENTE A HÉLICE, E MAMOBRA COM O AVIÃO EM DIREÇÃO AO CENTRO DA REPRESA.
O RONCO DO MOTOR LYCOMING AUMENTA, O SEABEE PEDE PASSAGEM ENTRE OS VÁRIOS BARCOS A VELA E LANCHAS DE TURISMO. LOGO O MOTOR ALCANÇA 2400 RPM E O AVIÃO ESTA DECOLANDO A 80 MILHAS POR HORA, PARA MAIS UM PASSEIO DE QUINZE MINUTOS SOBREVOANDO A REPRESA.
ESTAMOS EM 1994, E JÁ HÁ 36 ANOS O SEABEE E SEU PILOTO REPETEM ESTE MESMO RITUAL EM INTERLAGOS.
PARA OS VELEJADORES, AO CONTRARIO DOS TURISTAS, AQUELE HIDROAVIÃOPILOTADO PELO “ALEMÃO” DESCALÇO FAZ PARTE DO COTIDIANO DA REPRESA. MAS POUCOS SABEM QUE O SEU NOME É GUNNAR, FILHO DE UM DOS PIONEIROS DA ERA DE OURO DA AVIAÇÃO MUNDIAL, HERBERTS CUKURS.
MAS QUEM FOI HERBERTS CUKURS, E QUE PAPEL DESEMPENHOU NA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO?

AS CONQUISTAS DE HERBERTS CUKURS

HERBERTS CUKURS NASCEU A 17 DE MAIO DE 1900 NA DISTANTE LETÔNIA, PAÍS QUE FORMA A MARGEM ORIENTAL DO MAR BÁLTICO, JUNTAMENTE COM LITUÂNIA E A ESTÔNIA. ERA NATURAL DE LIEPAJA,CIDADE COSTEIRA NA REGIÃO DE CURLANDIA,A UNS 170 KM A SUDOESTE DE RIGA,A CAPITAL.ERA UM DOS QUATRO FILHOS DE JANIS CUKURS,CUJA OFICINA DE IMPLEMENTOS AGRICOLAS PARECE TER DESPERTADO NELE O INTERESSE PRECOCE PELA MECANICA.
EM DIFERENTES EPOCAS DE SUA HISTORIA,A LETONIA HAVIA SIDO INCORPORADA A PAISES MAIS PODEROSOS COMO A POLONIA E A SUECIA E-A PARTIR DO SECULO 18-ARUSSIA. ALEM DISSO,A EXISTENCIA DA ETNIA BALTA,DE ORIGEM TEOTONICA,SEMPRE ACARRETOU EM UMA FORTE INFLUENCIA POLITICA DA ALEMANHA.AO CABO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL,OS MOVIMENTOS PELA INDEPENDENCIA DE VARIAS NAÇÕES COLONIZADAS OU TOMADAS PELOS GRANDES IMPERIOS GANHARAM FORÇA. APROVEITANDO A DERROCADA DA ALEMANHA E O ESTADO DE GUERRA CIVIL QUE ASSOLAVA A RUSSIA,A LETONIA PROCLAMOU SUA INDEPENDENCIA DESTA ULTIMA A 18 DE NOVEMBRO DE 1918,MAL DECORRIDA UMA SEMANA APÓS A CAPITULAÇÃO ALEMÃ.FOI O INICIO DE DOIS ANOS DE LUTA,COMINTERVENÇÕES DE BOLCHEVIQUES,ALEMÃES E MONARQUISTAS RUSSOS,QUE CULMINOU EM FEVEREIRO DE 1920,COM A RETIRADA DAS TROPAS ESTRANGEIRAS E A LETONIA EMERGINDO COMO NAÇÃO INDEPENDENTE.
HERBERTS CUKURS HAVIA SE ALISTADO AOS DEZESSETE ANOS EM LIEPAJA,E COMBATEU NA GUERRA PELA LIBERTAÇÃO DE SEU PAIS. EM JUNHO DE 1919,A LETONIA COMEÇOU A ORGANIZAR UM GRUPO DE AVIAÇÃO DO EXERCITO,INCORPORANDO AVIÕES NIEUPORT 24 BIS DE PILOTOS QUE HAVIAM DESERTADO DAS FILEIRAS BOLCHEVIQUES. COMO EMBLEMA NACIONAL,OS LETÕES ADOTARAM O UGUNSKRUSTS,UMA CRUZ GAMADA VERMELHA,PRIMEIRO LEVOGIRA,DEPOIS DEXTROGIRA,SIMBOLO MILENAR TRADICIONAL,DA EPOCA DAS CRUZADAS,QUE NADA TINHA A VER COM A CRUZ SUAZTICA DOS NAZISTAS.EM 1920,O PARQUE DE AVIAÇÃO DA LETONIA TOMAVA CORPO,COM AVIÕES DE COMBATE TOMADOS DOS RUSSOS,COMPRADOS DOS INGLESES OU CONFISCADOS DA DERROTADA ALEMANHA.HERBERTS,ENTÃO SARGENTO DO EXERCITO,INGRESSOU NO PARQUE.
SEUS DOTES DE PILOTO SE EVIDENCIARAM AO REALIZAR UM SUPREENDENTE VOO SOLO DE QUATRO HORAS NUM BI-PLANO DE OBSERVAÇÃO ALBATROSS.
INTERESSADO PELO ESTUDO DA AERODINAMICA,HERBERTS APROFUNDOU SEUS CONHECIMENTOS NA RECEM-COSTITUIDA ESCOLA DE AVIAÇÃO MILITAR DE RIGA,ONDE CONSEGUIU SUA PROMOÇÃO PARA O POSTO DE TENENTE.EM 1923 COMEÇOU A PROJETAR UM AVIÃO MOMOMOTOR PORINICIATIVA PROPRIA. COM RECURSOS MODESTOS,UTILIZOU UM MOTOR HARLEY DAVIDSON DE 9.7 HP,E UMA CORRENTE DE MOTOCICLETA PARA TRANSMISSÃO DA HELICE. O APARELHO FOI BATIZADO DE C-1(CUKURS 1) E APRESENTAVA PROPOSTAS ENGENHOSAS,TAIS COMO ASASDOBRAVEIS QUE POSSIBILITAVAM RETIRA-LO DA SALA DE ESTAR DE SUA CASA E TRANSPORTA-LO A UM CAMPO DE AVIAÇÃO. OS TESTES DE VOO FORAM BEM SUCEDIDOS,EFETUANDO PELO MENOS 100 VOOS ATE 1926.AINDA EM 1923,CUKURS FOI TRANSFERIDO PARA A AVIAÇÃO NAVAL E EM 1930 DEU BAIXA NO SERVIÇO MILITAR,COM A PATENTE DE PRIMEIRO-TENENTE,MAS CONTINUOU TENDO FORTES CONTATOS COM ELEMENTOS DA AERONAUTICA.
EM 1929 EMPRESTOU O C-1 AO AMIGO KARLIS KONSTANTS,TAMBEM PILOTO MILITAR,ADAPTANDO UM MOTOR MAIS POTENTE,ANZANI DE 45 HP. FOI DENOMINADO C-2 E APELIDADO POR KONSTANTS DE “PEKA-PEKA”.EM 1931,SUA EXPERIENCIA EM ENGENHARIA AERONAUTICA O FEZ PROJETAR UM MONOMOTOR BI-PLACE REVOLUCIONARIO,O C-3,MONOPLANO DE ASA BAIXA COM TIRANTES INVERTIDOS E TREENS DE POUSO CARENADOS,MOVIDO POR UM VELHO MOTOR RENAULT DE 80 HP QUE FORA UTILIZADO NUM AVRO 504.
ERA UMA AVIÃO SEGURO E CONFIAVEL,QUE LHE VALEU VARIOS VOOS,INCLUSIVE UM “BICO” DE PANFLETAGEM AEREA PARA AJUDAR NA RENDA FAMILIAR:NESSA EPOCA,HERBERTS JÁ ESTAVA CASADO E PRECISAVA DO DINHEIRO.NUM DIA DE AGOSTO DE 1930,A ESPOSA MILDA,QUE AJUDAVA A LANÇAR OS PANFLETOS A BORDO DO C-3,COMEÇOU A SENTIR AS CONTRAÇÕES DO PARTO EM PLENO VOO.ASSIM,O PRIMEIRO FILHO DO CASAL,GUNAR,JÁ NASCIA SEGUINDO OS PASSOS DO PAI:SERIA UM FUTURO PILOTO.
NOS ANOS DE 1930,CAMPANHAS NACIONALISTAS PIPOCAVAM NA LETONIA,QUE CULMINARIAM EM 1934 COM O GOLPE QUE CONSOLIDOU O REGIME AUTORITARIO DO PRESIDENTE KARLIS ULMANIS. UMA DESSAS INICIATIVAS PATRIOTICAS OCORREU EM 1933,QUANDO UM GRUPO NACIONALISTA FORNECEU FUNDOS A NIKOLAJS PULINS,PILOTO DA FORÇA PARAMILITAR AIZSARGU AVIACIJA(DIVISÃO AEREA DA GUARDA NACIONAL),PARA EFETUAR UM REIDE DE RIGA ATE GAMBIA,NA AFRICA OCIDENTAL,PAIS EM QUE O DUQUE JAKOB DA CURLANDIA HAVIA FUNDADO UMA COLONIA LETA NO SECULO 17.O VOO DE PULINS FRACASSOU QUANDO SEU AVIÃO SE ACIDENTOU,AINDA EM TERRITORIO LETÃO.
HERBERTS DECIDIUTENTAR SUPLANTAR PULINS E REALIZAR ESTE REIDE LETONIA-GAMBIA.
CONSEGUINDO UM PEQUENO PATROCINIO DO MAIOR JORNAL LOCAL,”JAUNAKAS ZINAS”(“AS NOTICIAS MAIS RECENTES”),EM TROCA DA EXCLUSIVIDADE NA PUBLICAÇÃO DOS RELATOS DA VIAGEM,BATIZOU O C-3 DE KURZEMES HERCOGIENES(A DUQUEZA DA COURLANDIA),E ADAPTOU-O PARA A JORNADA. O ASSENTO TRASEIRO FOI RETIRADO PARA DAR LUGAR A UM TANQUE SUPLEMENTAR DE COMBUSTIVEL,E A 28 DE MARÇO DE 1933, HERBERTS CUKURS PARTIU PARA UM VOO SOLITARIO DE 19.342 KM,QUE O CONSAGRARIA PARA TODA A VIDA. FAZENDO ESCALAS EM GDANSK,BERLIM,FRANKFURT,PARIS,ALICANTE,BARCELONA,TANGER,AGADIR,CABO JUBY,CHEGANDO FINALMENTE A BANJUL,CAPITAL DE GAMBIA EM 3 DE NOVEMBRO DO MESMO ANO. O VOO FOI DEMORADO DEVIDO A PANES CONSTANTES DO VELHO MOTOR RENAULT.A COBERTURA DO JORNAL GARANTIU QUE TODA A LETONIA,ACOMPANHASSE SUA FAÇANHA.
MAS,OS MAIS INTUSIASMADOS FORAM OS FRANCESES,ACOSTUMADOS AS PROEZAS AEREAS COMO AS DE SANTOS-DUMONT,JEAN MERMOZ,OU COSTES E BELLONTE,QUE NÃO LHE POUPARAM RASGADOS ELOGIOS.PARA A VOLTA,RECONHECENDO QUE O VELHO MOTOR NÃO SUPORTARIA A VIAGEM DE REGRESSO,O GOVERNO DA LETONIA,COM A AJUDA DE DONATIVOS DO POVO LETONIANO,ADQUIRIU UM MOTOR NOVO,GYPSY MAJOR E UMA HELICE METALICA, PARA QUE O SEU NOVO HEROI NACIONAL CONSEGUISSE COMPLETAR A VIAGEM.
HERBERTS FOI ACLAMADO PELO POVO AO CHEGAR EM RIGA,ESTIMA-SE QUE HAVIAM MAIS DE 10.000 PESSOAS O AGUARDANDO,FOI HOMENAGEADO PELO DITADOR ULMANIS,COM A MAIS ALTA CONDECORAÇÃO LETONIANA,A “TRIJU ZWEIGZNES ORDENU” ,( A ORDEM DAS TRES ESTRELAS).
HOUVE OUTRAS REGALIAS:ELE FOI PRESENTEADO COM UMA FAZENDA,EM BUKAISOS,NOS ARREDORES DA CAPITAL,E GALGOU PROMOÇÕES MILITARES,CHEGANDO A PATENTE DE CAPITÃO.SEU TALENTO TEVE RECONHECIMENTO MUNDIAL,E CLIFFORD HARMON.PRESIDENTE DA LIGA INTERNACIONAL DOS AVIADORES,SEDIADA EM PARIS,ENTREGOU O HARMON TROPHY DE NUMERO 6 A HERBERTS CUKURS.PARA SE TER IDEIA DA IMPORTANCIA DESTA PREMIAÇÃO,O HARMON TROPHY DE NUMERO 2 HAVIA SIDO CONFERIDO A SANTOS DUMONT,E O DE NUMERO 4 A CHARLES LINDENBERG.
AS NOTICIAS DA PROEZA DE HERBERTS LOGO CHEGARAM AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO.EM 1936,ELE RECEBEU UM CONVITE DO GOVERNO JAPONES PARA REALIZAR UM REIDE DA LETONIA ATE A TERRA DO SOL NASCENTE.AQUELA EPOCA,ELE JÁ HAVIA PROJETADO UM OUTRO AVIÃO E MAIS UM PLANADOR,O C-4 E O C-5. COM FUNDOS AGRAGANDO AUXILIO GOVERNAMENTAL E O APOIO DO JORNAL JAUNAKAS ZINAS,CONCEBEU E CONSTRUIU UMA AERONAVE INTEIRAMENTE ORIGINAL EM TRES MESES.UTILIZANDO O MESMO MOTOR DO C-3, GYPSY MAJOR,O C-6 COMO FOI BATIZADO,ERA UM MONOMOTOR DE ASA BAIXA COM UMA SILHUETA ELEGANTE E RODAS CARENADAS.TODO CONSTRUIDO DE MADEIRA,NÃO FOSSE PELO MOTOR POUCO POTENTE,130HP,PODERIA MUITO BEM SER CONFUNDIDO COM UM AVIÃO DE CAÇA DA EPOCA.
O APARELHO LEVOU O NOME DE “TRIS ZVAIGZNES” (TRES ESTRELAS),ALUSÃO A CONDECORAÇÃO RECEBIDA ANTERIORMENTE.NO VERÃO DE 1936,FAZENDO ESCALAS EM KAUNAS,DANZIG,STETTIN,BERLIM,BUDAPESTE,BELGRADO,SOFIA,IATAMBUL,KONYA,ADANA,ALEPPO,BAGDAD,BASRA,BUSHIRE,LIGEH,JASK,KARACHI,JODPUR,AGRA,ALLAHABAD,CALCUTA,AKYAB,RANGUM,BANGCOC,VINH,HANOI,HONG KONG,FUCHOW,CHANGAI,TSINGTAO,PEQUIM,MUKDEN,KLIJO,URUSOU,CHEGOU FINALMENTE AO JAPÃO.
O JAPÃO MILITARISTA O RECEBEU EFUSIVAMENTE,E O C-6 FEZ VOOS DE DEMONSTRAÇÃO EM VARIAS CIDADES,INCLUSIVE TOKIO E OSAKA,AO LADO DO ENTÃO CELEBRE MITSUBISHI KARIGANE I APELIDADO KAMIKAZE-VERSÃO CIVIL DO AVIÃO DE RECONHECIMENTO KI-15,QUE EM MARÇO DAQUELE ANO,HAVIA QUEBRADO UM RECORDE DE VOO A DISTANCIA,QUANDO JORNALISTAS DO ASAHI-SHINBUN VIAJARAM NELE ATE A INGLATERRA PARA COBRIR A COROAÇÃO DO REI GEORGE VI.
AS TENSÕES QUE PRENUNCIAVAM UMA NOVA GUERRA JÁ SE FAZIAM SENTIR.A RIVALIDADE ENTRE AS POTENCIAS NA CONQUISTA DE ROTAS PIONEIRAS FAZIA COM QUE ALGUNS PAISES,NÃO VISSEM COM BONS OLHOS O REIDE DE HERBERTS.DUIRANTE A VIAGEM,O C-6 APARENTEMENTE FOI VITIMA DE SABOTAGEM.AO DECOLAR DE MANHÃ DO AEROPORTO DE KAI TAK,EM HONG KONG,COLONIA BRITANICA,HERBERTS NÃO PERCEBEU QUE DURANTE A MADRUGADA,A PISTA DE POUSO HAVIA SIDO OBSTRUIDA COM VALETAS E MONTES DE TERRA,E O C-6 SE ACIDENTOU QUEBRANDO OS TRENS DE POUSO,E EMPENANDO A HELICE.O CONCERTO FOI DEMORADO,MAS ENFIM,DECORRIDOS OITO MESES DE SUA PARTIDA E TENDO PERCORRIDO 40.350 KILOMETROS,HERBERTS CUKURS,VOLTOU TRIUNFANTE A LETONIA. A IMPRENSA O APELIDOU ENTÃO DE “THE LATVIAN LINDBERGH” (O LINDBERGH LETÃO).

NUVENS NEGRAS DE UMA NOVA GUERRA.

NO ANO DE 1938,AS PREOCUPAÇÕES DO MUNDO VOLTARAM-SE PARA A GUERRA IMINENTE. OS FEITOS DE HERBERTS JÁ NÃO OCUPAVAM AS MANCHETES,E A TIRAGEM DO JAUNAKAS ZINAS,O JORNAL QUE HAVIA PATROCINADO E COBERTO OS REIDES DO AVIADOR,FOI REDUZIDA.PARA AUMENTAR AS VENDAS DA FOLHA QIE O PRESTIGIARA,HERBERTS PUBLICOU UM ROMANCE SOBRE AVIAÇÃO CHAMADO “STARP SAULE UN ZEMI),(ENTRE O SOL E A TERRA),E TAMBEM RESOLVEU FAZER OUTRA VIAGEM.DESTA VEZ SERIA DE AUTOMOVEL(UM BUICK 1936),E TERIA COMO DESTINO A TERRA SANTA.JUNTO COM A ESPOSA MILDA E UMA MAQUINA DE ESCREVER PORTATIL,PARTIU RUMO AO ORIENTE MEDIO.
A VIAGEM DESPERTOU A ATENÇÃO ESPECIAL DA COLONIA JUDAICA DA LETONIA.COMO EM OUTRAS PARTES DA EUROPA,HAVIAM DUAS FACÇÕES DE IDEOLOGIAS DISTINTAS ENTRE OS JUDEUS LETÕES:OS SIONISTAS,QUE ALMEJAVAM SAIR DA LETONIA E MIGRAR PARA A TERRA PROMETIDA,E OS ANTI-SIONISTAS,JÁ BEM ESTABELECIDOS ALI E QUE NÃO TINHAM INTERESSE EM MUDAR PARA A PALESTINA.PARA ACABAR COM A POLEMICA,OS JUDEUS PEDIRAM A CUKURS,QUE ERA PESSOA EM QUE AMBAS AS FACÇÕES NUTRIAM TOTAL CONFIANÇA,QUE FOSSE AO LOCAL,E EM LOKO,TROUXESSE A VERDADE.TANTO UMA FACÇÃO COMO OUTRA TENTARAM PERSUADIR HERBERTS A ESCREVER OS RELATOS DE VIAGEM FAVORAVEIS AOS PROJETOS DE CADA UM.OBVIAMENTE ESSES RELATOS NÃO AGRADARIAM GREGOS E TROIANOS.DE VOLTA A RIGA,HERBERTS PROFERIU PALESTRAS A COMUNIDADE JUDAICA LOCAL,RELATANDO A VIAGEM DA FORMA MAIS IMPARCIAL POSSIVEL.MAS ESSA ATITUDE DESAGRADOU AOS INTERESSES DOS SIONISTAS,E SERIA MAIS TARDE INTERPRETADA POR ESSAS FACÇÕES COMO INDICATIVA DE ANTI-SEMITISMO,O QUE NUNCA FOI VERDADE.
AMEAÇAS DE INVASÃO TANTO DA ALEMANHA COMO DA UNIÃO SOVIETICA VOLTARAM A PREOCUPAR OS LETÕES.EM 1937,O REGIMENTO DE AVIAÇÃO DA LETONIA(ENTÃO O NOME OFICIAL DA FORÇA AEREA DAQUELE PAIS)QUIS ADQUIRIR AVIÕES DE COMBATE DE PRIMEIRA LINHA,MAS OS FUNDOS ARRECADADOS DE LOTERIA FEDERAL NÃO FORAM SUFICIENTES.SÓ FOI PÓSSIVEL COMPRAR 26 GLOSTER GLADIATOR E TRES HAWKER HIND,BI-PLANOS JÁ ANTIQUADOS QUE,AO LADO DE UMA MEIA DUZIA DE BRISTOL BULLDOG REMANESCENTES DE UMA AQUISIÇÃO FEITA NO INICIO DA DECADA,CONSTITUIAM O EFETIVO DA DEFESA AEREA LETA AO COMEÇAREM AS HOSTILIDADES.
ENTÃO,CUKURS OFERECEU AO REGIMENTO DE AVIAÇÃO UM PROJETO QUE TRANSFORMAVA O C-6 NUM AVIÃO DE BOMBARDEIRO A PIQUE. O MOTOR DO C-6 FOI TROCADO POR OUTRO MAIS POTENTE,UM HISPANO-SUIZA 6 MB DE 250 HP E UM PAR DE CABIDES PARA BOMBAS É COLOCADO DEBAIXO DE CADA ASA. DURANTE UMA DEMONSTRAÇÃO ÀS AUTORIDADES,O “NOVO” BOMBARDEIRO,REBATIZADO C-6 BIS,SAIU-SE MUITO BEM,SUPORTANDO ADEQUADAMENTE A CARGA DAS BOMBAS INSTALADAS,RECEBENDO UMA ENCOMENDA PARA FABRICAÇÃO SERIADA DO C-6BIS PARA O REGIMENTO DE AVIAÇÃO.
MAS JÁ ERA TARDE DEMAIS:ALGUNS MESES DEPOIS,A UNIÃO SOVIETICA INVADIRIA A LETONIA.


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

DESDE A SUA INDEPENDENCIA,A LETONIA VINHA MANTENDO UMA POLITICA DE NEUTRALIDADE FRENTE AOS INTERESSES DA ALEMANHA E DA URSS,AO MESMO TEMPO QUE TENTAVA EM VÃO ORGANIZAR UMA UNIÃO ECONOMICA E MILITAR COM SEUS VIZINHOS BALTICOS,A ESTONIA E A LITUANIA.
A 23 DE AGOSTO DE 1939,HITLER E STALIN ASSINARAM UM PACTO DE NÃO AGRESSÃO MÚTUA QUE EFETIVAMENTE DIVIDIU A EUROPA ORIENTAL ENTRE AS DUAS POTENCIAS QUE GOVERNAVAM. PELO ACORDO,OS ESTADOS BALTICOS PASSARIAM PARA A ESFERA DE INTERESSES SOVIETICOS. A URSS FEZ A LETONIA ASSINAR UM PROTOCOLO DISFARÇADO COMO (“PACTO DE ASSISTENCIA MÚTUA”) OBRIGANDO-A A ABDICAR DA NEUTRALIDADE E PERMITIR QUE TROPAS RUSSAS SE ACANTONASSEM EM CIDADES LETAS ESTRATEGICAS. O GOVERNO LETÃO IMAGINAVA QUE A ASSINATURA DO PROTOCOLO EVITARIA UM BANHO DE SANGUE,E DEIXOU QUE QUASE 60 MIL SOLDADOS SOVIETICOS SE ESTABELECESSEM NO PAIS.
AS FORÇAS MILITARES LETONIANAS,E O FRAGIL REGIMENTO DE AVIAÇÃO FORAM DESMOBILIZADOS,E OS AVIÕES CONFISCADOS.OS APARELHOS DE CUKURS-O C-3 E O C-6,TAMBEM FORAM ARRESTADOS COMO BUTIM,E ATE HOJE NÃO SE SABE DO DESTINO FINAL DELES,MAS SABE-SE QUE TIVERAM A ESTRELA SOVIETICA PINTADA EM SUAS FUZELAGENS,E POSTERIORMENTE DESMONTADOS .
A 17 DE JUNHO DE 1940,A URSS INVADIU A LETONIA E A ANEXOU AO TERRITORIO SOVIETICO,PONDO UM FIM A EFEMERA INDEPENDENCIA DO PEQUENO PAIS BALTICO.

QUANTO AO CONSTRUTOR DOS MESMOS,DIANTE DA UTILIDADE QUE POTENCIALMENTE TERIA NA INDUSTRIA AERONAUTICA,RECEBEU ORDENS DO MINISTRO DA AERONAUTICA RUSSA,O ENGENHEIRO YAKOLEV,PARA COMPARECER A MOSCOU,E SER UTILIZADO PARA REALIZAR PROJETOS DE AVIÕES DE CAÇA RUSSOS.
ESSE EXILIO DE CUKURS NÃO DUROU MUITO TEMPO,E ELE CONSEGUIU PERSUADIR OS RUSSOS,QUE NÃO ESTARIA TRABALHANDO A CONTENTO,POR ESTAR LONGE DA FAMILIA E OBTEVE PERMISSÃO PARA VOLTAR A RIGA.
(ESSE PERIODO DE OCUPAÇÃO RUSSA,FICOU CONHECIDO COMO “BAIGAIS GADS”,( O ANO NEGRO),POIS O TAL “PACTO DE ASSISTENCIA MUTUA”,ACABOU SE TORNANDO O MAIOR MASSACRE CONTRA O INDEFESO POVO LETONIANO,QUE DE FORMA CRUEL,SELVAGEM,E COVARDE FOI MASSACRADO,TORTURADO,MUITOS QUE ESCAPARAM FORAM ENVIADOS PARA TRABALHOS FORÇADOS NA SIBERIA,ESSES NUMEROS MACABROS CHEGARAM A 34.250 CIDADÃOS LETOS,ASSASSINADOS EM APENAS SEIS MESES.
http://home.parks.lv/leonards/BaigaisGads/
NOTA DE RICHARD CUKURS)


EM JUNHO DE 1941,A ALEMANHA NAZISTA ROMPEU O PACTO COM STALIN E INICIOU A INVASÃO DA URSS. EM ATAQUES FULMINANTES,AS FORÇAS ALEMÃS AVANÇARAM TAMBEM EM DIREÇÃO À LETONIA.
NESSA EPOCA,HERBERTS CUKURS,QUE HAVIA ESCONDIDO FARTO ARMAMENTO EM SUA FAZENDA,VENDO AS ATROCIDADES,E CRIMES DOS RUSSOS ORGANIZOU UM GRUPO DE PARTIZANS,,E A PARTIR DE BUKAISOS,ELE E SEUS COMANDADOS,ORGANIZAVAM ATAQUES CONTRA TROPAS SOVIETICAS,

NO DIA 1 DE JULHO,TROPAS GERMANICAS PENETRARAM EM RIGA,E MUITOS AS ACOLHERAM COM ENTUZIASMO,PENSANDO SE TRATAR DE LIBERTADORES,QUE TRARIAM FIM AS ATROCIDADES COMETRIDAS PELOS SOVIETICOS E SEUS COLABORADORES.
MAS A HISTORIA NÃO FOI BEM ASSIM.OS ALEMÃES NÃO TINHA INTENÇÃO DE LIBERTAR O POVO LETO,E ASSIM NOVAMENTE,OS PARTIZANS FORAM DESARMADOS,E APÓS DESMOBILIZAÇÃO,FORAM MANDADOS PARA CASA.
(EM TRES ANOS,A ALEMANHA NAZISTA FOI RESPONSAVEL PELO EXTERMINIO DE 30.000 JUDEUS NA LETONIA,NUMERO QUASE SEMELHANTE AOS 35.000 CIDADÃOS LETONIANOS MASSACRADOS EM MENOS DE 6 MESES,POR COMUNISTAS E SEUS COLABORADORES ,FATO QUE NÃO ESTA REGISTRADO EM NENHUM LIVRO DE HISTORIA.
MAS A HISTORIA SEMPRE É ESCRITA DE ACORDO COM INTERESSES DOS VITORIOSOS,E DESSA FORMA OS COMUNISTAS SE ROTULARAM DE LIBERTADORES,E O MUNDO ACEITOU.(NOTA DE RICHARD CUKURS)
A VITORIA SOVIETICA SOBRE OS ALEMÃES EM STALINGRADO,EM FEVEREIRO DE 1943,VIROU A MARE DE GUERRA A FAVOR DOS ALIADOS.AS TROPAS GERMANICAS AQUARTELADAS NO BALTICO FORAM REMOBILIZADAS PARA OUTRAS FRENTES.TEMENDO COM ISSO UMA NOVA INVASÃO RUSSA NA LETONIA,HERBERTS E SUA FAMILIA SE MUDARAM PARA A ALEMANHA.CONVIDADO A TRABALHAR COMO PROJETISTA NA FABRICA DE AVIÕES LIGEIROS BUCKER,ELE SE INSTALOU EM RANGSDORF,NOS ARREDORES DE BERLIM,ONDE PERMANECEU DOIS ANOS.PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA CONCEPÇÃO DE PROJETOS DE AVIÕES ATE HOJE INEDITOS.
EM ABRIL DE 1945,O EXERCITO VERMELHO CHEGOU A BERLIM E ACABOU TOMANDO A FABRICA BUCKER.TEMENDO PELA VIDA DE SUA FAMILIA,HERBERTS DECIDIU MUDAR PARA O PAIS QUE MAIS ADMIRAVA:A FRANÇA.
PARA SAIR DA ALEMANHA,A FAMILIA CUKURS ESCAPOU,LEVANDO TODOS SEUS PERTENCES EM DOIS AUTOMOVEIS E UM REBOQUE.UM DOS VEICULOS ACABOU SENDO GUIADO PELO FILHO GUNNAR,QUE AOS CATORZE ANOS DE IDADE,TEVE DE APRENDER A DIRIGIR EM QUARENTA MINUTOS.O COMBOIO PASSOU INCOLUME PELAS TROPAS SOVIETICAS,FOI AMPARADO PELAS TROPAS AMERICANAS,ATE CHEGAR A CASSIS,PERTO DE MARSELHA,NO LITORAL MEDITERRANEO DA FRANÇA.
(ESSA SAIDA DA ALEMANHA FOI PARA FUGIR DOS COMONISTAS,E CUKURS SEMPRE UTILIZOU SEUS VERDADEIROS DOCUMENTOS,QUE FORAM APRESENTADOS AS TROPAS ALIADAS,QUANTO AS AUTORIDADES FRANCESAS,PROVANDO ASSIM QUE NUNCA SE OCULTOU,E NUNCA ESCAPOU INCOLUME COMO MUITOS AFIRMAM)NOTA DE RICHARD CUKURS.
ALI,HERBERTS PROJETOU E CONSTRUIU UM PEDALINHO,BARQUINHO DE RECREIO MOVIDO A PEDAIS,PARA EXPLORAÇÃO COMERCIAL.APOS UM ANO,PERCEBENDO QUE AQUELE LUGAR NÃO TINHA MUITO FUTURO PARA ELE,POIS A FRANÇA ESTAVA SE RECONSTRUINDO APÓS ANOS DE GUERRA,RESOLVEU MIGRAR PARA OUTRO PAIS.
O QUE PESOU EM SUA DECISÃO,FOI A LEMBRANÇA DE OUTRO AVIADOR HEROI DA FRANÇA E GANHADOR DO TROFEU HARMON:SANTOS DUMONT,ORIGINARIO DO BRASIL!ASSIM ,PROCUROU A EMBAIXADA BRASILEIRA,CONSEGUIU VISTO DE ENTRADA PARA A FAMILIA(ENTÃO COMPOSTA PELA MULHER MILDA ,A SOGRA MADE, OS FILHOS GUNAR,ANTINEA, HERBERTS JUNIOR,E MIRIAM KAITZNER,JOVEM JUDIA,QUE HERBERTS TINHA SALVO DAS MÃOS DE NAZISTAS. VENDEU OS DOIS AUTOMOVEIS PARA COMPRAR AS PASSAGENS,E EMBARCOU RUMO AO BRASIL,CHEGANDO AO RIO DE JANEIRO NO CARNAVAL DE 1946.

OS CUKURS CHEGAM AO BRASIL.

PARA SORTE DE HERBERTS,ASSIM QUE CHEGOU AO BRASIL,CONSEGUIU UM CONTRATO DE PROJETISTA DE AVIÕES NA COMPANHIA NACIONAL DE NAVEGAÇÃO AEREA-CNNA,INDUSTRIA NACIONAL DE PROPRIEDADE DO ENGENHEIRO,HENRIQUE LAGE.
NAQUELA EPOCA ,A CNNA PRODUZIA O HL-6 CAURÉ,MONOMOTOR BI-PLACE DE ASA BAIXA PARA TREINAMENTO. NA EMPRESA,HERBERTS PROJETOU UM MONOMOTOR DE TURISMO CABINADO QUE UTILIZARIA O MESMO MOTOR LYCOMING 0-290-C DO HL-6,E SUA CONCEPÇÃO RETOMAVA AS LINHAS ELEGANTES DO ANTIGO C-6 .
INFELIZMENTE,HENRIQUE LAGE HAVIA FALECIDO,HÁ ALGUM TEMPO E SUA EMPRESA ESTAVA MAL DAS PERNAS,E EM 1947,ENCERROU SUAS ATIVIDADES.OS CUKURS ,QUE MORAVAM NA RUA ANTONIO PARREIRAS,NA ILHA DE BOA VIAGEM,EM NITEROI,ENTRARAM EM SOCIEDADE COM O INVESTIDOR JUDEU POLONES HERTZ VOGEL,E ABRIRAM UMA FABRICA DE LAMINADOS,QUE SERVIA A UMA INDUSTRIA DE CALÇADOS,MAS QUE POUCO TEMPO DEPOIS TAMBEM ACABOU FECHANDO SUAS PORTAS,E MAIS UMA VEZ OS CUKURS FICARAM DESEMPREGADOS.
O CARGO DA CNNA FORNECEU UM BOM CURRICOLO PARA HERBERTS,E O PROJETISTA CONSEGUIU PARA SI O SERVIÇO DE REALIZAR REFORMAS EM AVIÕES BASEADOS NO AERO CLUBE DO BRASIL.A CASA DOS CUKURS FOI TRANSFORMADA EM OFICINA DE ENTELAMENTO DE AERONAVES E REVISÃO DE MOTORES.
HERBERTS E GUNARS(AGORA AJUDANDO O PAI) BUSCAVAM OS AVIÕES EM MANGUINHOS,TRAZIAM-NOS DE BARCO ATE NITEROI,SEM AS ASAS,E OS EMPURRAVAM ATE A OFICINA APOIANDO A BEQUILHA NO OMBRO,A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DOS CUKURSFOI LOGO RECONHECIDA,E A OFICINA SE TORNOU EXCELENTE NEGOCIO.
HERBERTS NÃO QUERIA PARAR POR AI,E COMEÇOU A PROJETAR E CONSTRUIR PEDALINHOS,INICIANDO EM FINS DA DECADA DE 1940 A EXPLORAÇÃO E ALUGUEL DESTES BARQUINHOS,NO POSTO 6 DA PRAIA DE COPACABANA E NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS.O SUCESSO FOI ENORME,E O PEDALINHO VIROU MANCHETE,NAS PRINCIPAIS REVISTAS E JORNAIS DO RIO.OS CUKURS LOGO EXPANDIRAM SUAS ATIVIDADES,ALUGANDO BARCOS MAIORES,E OFERECENDO SERVIÇOS DE ESQUI AQUATICO E AULAS DE CAÇA SUBMARINA.
MAS HERBERTS QUERIA MESMO ERA VOLTAR A VOAR,E JUNTOU SUAS PARCAS ECONOMIAS PARA COMPRAR UMA AERONAVE.
SURGIU UMA OPORTUNIDADE COM A AQUISIÇÃO DE UM VELHO TRI MOTOR ITALIANO CRDA CANT Z.1012.ESTE AVIÃO RARO-FORAM FABRICADAS APENAS SEIS UNIDADES-PERTENCERA ORIGINALMENTE AO ADIDO MILITAR DA EMBAIXADA DA ITALIA GENERAL ULISSES LONGO. DURANTE A GUERRA HAVIA SIDO CONFISCADO PELO GOVERNO E,BATIZADO DE IBICUÍ,FOI UTILIZADO PELA VARIG COM O PREFIXO PP-VAO.NÃO FOI POREM UM BOM NEGOCIO,POIS O Z.1012 ESTAVA DESATIVADO HÁ MUITO TEMPO E DEIXADO AO RELENTO,FALTANDO-LHE ATÉ AS HELICES. O TRANSPORTE DO APARELHO ATE A OFICINA FOI UMA VERDADEIRA AVENTURA. HERBERTS E GUNARS DESMONTARAMVARIOS FLUTUADORES DE PEDALINHOS E OS INSTALARAM NOS TRENS DE POUSO E NA BEQUILHA DA AERONAVE,E APÓS RETIRAREM AS PONTAS DA ASA,ATRAVESSARAM A BAIA DA GUANABARA REBOCANDO O AVIÃO COM UM ESCALER MOVIDO A MOTOR DE POPA DE APENAS 3,5 HP.
UM EXAME DETALHADO DO TRIMOTOR ITALIANO NA OFICINA REVELOU QUE A FUSELAGEM,EXPOSTA POR MUITO TEMPO AOS ELEMENTOS DA NATUREZA ESTAVA COM AS MESAS DAS LONGARINAS ENCHARCADAS E INUTILIZADAS.
HERBERTS CHEGOU A CONCEBER UM NOVO AVIÃO ,APROVEITANDO AS PARTES DO Z.1012 E TRANSFORMANDO-O EM BI-MOTOR,MAS NUNCA CONSEGUIU LEVAR ADIANTE O PROJETO.LOGO MAIS COMPROU UM AERONCA C-3 COM FLUTUADORES,PREFIXO PP=TAX QUE FOI RECUPERADO NA OFICINA DE NITEROI,TROCANDO-SE O MOTOR ORIGINAL POR UM CONTINENTAL 50 HP,E MAIS TARDE POR OUTRO DE 75 HP.
EM 1949,A BORDO DA BARCA RIO-NITEROI(EXPLORADA NA EPOCA PELA EMPRESA CANTAREIRA)GUNAR OBSERVOU UM ESTRANHO HIDRO-AVIÃO,TODO METALICO,COM UMA HELICE TRASEIRA DE PROPULSÃO,TAXIANDO NO AEROPORTO SANTOS DUMONT,PERTO DO HANGAR DA PAN AIR.O PECULIAR APARELHO ADQUIRIU VELOCIDADE E DECOLOU EM DIREÇÃO AO PÃO DE AÇUCAR.MAL SABIA ELE QUE AQUELE AVIÃO,UM REPUBLIC RC-3 SEABEE,IRIA ACOMPANHA-LO EM MUITAS AVENTURAS PELO RESTO DE SUA VIDA.

O PRIMEIRO REPUBLIC SEABEE.


O RC-3 SEABEE ERA UM HIDROAVIÃO CONSTRUIDO PELA REPUBLIC AIRCRAFT CORPORATION,A FAMOSA FABRICANTE DOS CAÇAS P-47 THUNDERBOLT.O APARELHO FOI CONCEBIDO POR UM CERTO SPENCE SPENCER,PILOTO DE PROVAS DA EMPRESA QUE,HAVENDO FEITO PROJETOS DE HIDROAVIÕES NOS ANOS TRINTA,RECEBEU PERMISSÃO PARA RETOMAR AS SUAS IDEIAS EM 1943.
O TERCEIRO PROJETO DE SPENCER FINALMENTE SAIU DA PRANCHETA POUCO APÓS O TERMINO DA GUERRA:ERA UM HIDROAVIÃO METALICO DE TURISMO,COM CONCEPÇÕES REVOLUCIONARIAS.COM UM MOTOR DE PROPULÇÃO FRANKLIN DE 215 HP E UMA HÉLICE VOLTADA PARA TRAS INSTALADOS NUMA CARENAGEM EM CIMA DAS ASAS,LEVAVA QUATRO PESSOAS NA CABINE E TINHA TREM DE POUSO RETRATIL,O QUE LHE POSSIBILITAVA SER ANFIBIO.ERA LENTO,VELOCIDADE MAX 160 KM/H E TINHA UMA AUTONOMIA DE 900KM.SUAS AMPLAS PORTAS DE ACESSO PERMITIAM AO USUARIO ATE MESMO FICAR PESCANDO DO AVIÃO ANCORADO.MAIS DE MIL SEABEES FORAM PRODUZIDOS DESDE A PRIMAVERA DE 1946 ATE O FINAL DA DECADA.TRES UNIDADES VIERAM AO BRASIL,IMPORTADOS PELA EMPRESA E.F DREW ,AO PREÇO UNITARIO DE APENAS U$4.500:O PP-DLV TEVE SÃO PAULO COMO BASE DE OPERAÇÕES,O PP-DKU SE INSTALOU EM BELO HOROZONTE,E O PP-DVV PERTENCEU A TABA-TRANSPORTES AEREOS BANDEIRANTE,EMPRESA CAPITANIADA POR ALBERTO MARTINS TORRES(PILOTO QUE DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,COM UM PBY CATALINA AFUNDOU O SUBMARINO ALEMÃO U-199;E RESPONSAVEL PELO MAIOR NUMERO DE MISSÕES COM OS P-47 NA ITALIA).
O PECULIAR HIDROAVIÃO,POREM TINHA MÁ FAMA ,COM O ESTIGMA DE SER DE DIFICIL PILOTAGEM E MANUTENÇÃO CUMPLICADA.
MAS HERBERTS CUKURS,SENDO PROJETISTA DE AVIÕES,NUTRIA UMA ESTRANHA PAIXÃO POR AERONAVES EXOTICAS,MANIA QUE O ACOMPANHOU POR TODA A VIDA.ELE ADQUIRIU DA TABA O PP-DVV,QUE TINHA ENTÃO APENAS 70 HORAS DE VOO,POR 60 CONTOS DE REIS(NA VERDADE O PADRÃO MONETARIO DA EPOCA ERA O CRUZEIRO,MAS É ASSIM QUE GUNAR SE RECORDA),UM POUCO MAIS DO QUE O PREÇO DE UM AUTOMOVEL ZERO DAQUELE TEMPO.
AO INICIAR A DECADA DE 1950,A FAMILIA CUKURS VINHA EXPLORANDO COMERCIALMENTE UM SERVIÇO DE PEDALINHOS NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS.AGORA O SEABEE SERIA UMA NOVA ATRAÇÃO NAQUELE PONTO TURISTICO DO RIO,OFERECENDO BREVES VOOS COM A NOVIDADE DE DECOLAR DA AGUA.NO PRINCIPIO FOI DIFICIL MANOBRAR O HIDROAVIÃO,DE MODO A SE ESQUIVAR DAS BALIZAS DOS BARCOS DE REGATA,MAS O PUBLICO CARIOCA GOSTOU DA IDEIA E OS NEGOCIOS PROSPERARAM,A PONTO DE A FAMILIA CHEGAR A INAUGURAR UM RESTAURANTE FLUTUANTE NA LAGOA.

SOB INTERVENÇÃO.


A TRANQUILIDADE POREM DUROU POUCO.COM A GRANDE EXPOSIÇÃO NA MIDIA,COMEÇARAM A SURGIR PESSOAS ESTRANHAS SUGERINDO QUE HERBERTS VENDESSE O NEGOCIO.O QUE PARECIAM APENAS AMEAÇAS INCONSEQUENTES ACABOU SE TORNANDO UM PESADELO PARA A FAMILIA.
EM 1950,JORNAIS CARIOCAS ESTAMPARAM NA PRIMEIRA PAGINA QUE UM CRIMINOSO NAZISTA PROCESSADO EM NURENBERG PELA MORTE DE 32.000 JUDEUS NA LETONIA ESTARIA ESCONDIDO NO RIO,EXPLORANDO SERVIÇOS DE BARCOS TURISTICOS NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS.A NOTICIA CAUSOU FUROR E NA TARDE DO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA APÓS SUA PUBLICAÇÃO,UM GRUPO DE JUDEUS E SEUS DESCENDENTES FEZ UM PROTESTO EM PASSEATA NA LAGOA,COM CARTAZES CONTRA CUKURS,APEDREJANDO OS PEDALINHOS E AVARIANDO INCLUSIVE O PROFUNDOR DO SEABEE.A POLICIA EVITOU MAIORES DEPREDAÇÕES,MAS CORRIAM BOATOS DE INTERVENÇÃO POR PARTE DA PREFEITURA.O RESTAURANTE FLUTUANTE ESTAVA REGISTRADO NA CAPITANIA DOS PORTOS COMO EMBARCAÇÃO,E POR ORIENTAÇÃO DO AMIGO , ALMIRANTE WALDEMAR MOTTA(QUE NO FUTURO COMANDARIA O NAVIO AERODROMO MINAS GERAIS),O RESTAURANTE E OS PEDALINHOS FORAM DEIXADOS A CINCOENTA METROS DA MARGEM DA LAGOA,EVITANDO QUE FOSSEM ENQUADRADOS NA INTERVENÇÃO.ENTRETANTO,O PREFEITO DO RIO,O GENERAL ANGELO MENDES DE MORAIS,MANDOU INTERDITAR O NEGOCIO E ORDENOU A APREENÇÃO DAS EMBARCAÇÕES.ATRAVES DE SEUS ADVOGADOS,HERBERTS IMPETROU UM MANDADO DE SEGURANÇA,ALEGANDO SER INOCENTE:PROVOU NÃO ESTAR NA LISTA DOS REUS DE NURENBERG,DECLAROU TER ENTRADO NO PAIS COMO IMIGRANTE QUE NUNCA ESCONDEU SEU VERDADEIRO NOME,E REFUTOU AS ACUSAÇÕES DE ANTI-SEMITISMO,ARGUMENTANDO INCLUSIVE QUE SEU SOCIO NA FABRICA DE LAMINADOS PARA CALÇADOS,HERTZ VOGEL ERA DE ETNIA JUDAICA.O DEPARTAMENTO DA ORDEM PUBLICA E SOCIAL(DOPS),NÃO ENCONTROU NENHUMA PROVA QUE O INCRIMINASSE,MAS O PROCESSO SE ARRASTOU,E OS PEDALINHOS E O RESTAURANTE FLUTUANTE NÃO PUDERAM LHE SER DEVOLVIDOS,POR DECURSO DE PRAZO PARA A APELAÇÃO. OS CUKURS MAIS UMA VEZ TIVERAM DE REINICIAR DA ESTACA ZERO. POR SORTE O SEABEE HAVIA SIDO POUPADO,POIS LOGO DEPOIS QUE SOFREU A AVARUA FOI LEVADO ATE O HANGAR DE HIDROAVIÕES QUE EXISTIA NO IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO,NA PRAIA DA URCA.
IMPOSSIBILITADO DE EXPLORAR SEUS NEGOCIOS,HERBERTS E GUNAR VOLTARAM A ATIVIDADE DE CONCERTO DE AERONAVES,E ACEITARAM UM SERVIÇO PROVISORIO DE MANUTENÇÃO NO IATE CLUBE DE UM AVIÃO AERONCA C-3,PERTENCENTE AO SERVIÇO NACIONAL DA MALARIA.



O ESTRANHO VISITANTE.

NUMA TARDE EM QUE GUNAR TRABALHAVA NO HANGAR,SURGIU UM ESTRANHO VESTIDO DE SHORTS,CAMINHANDO A PASSOS FIRMES.EM VOZ ALTA ,APONTANDO PARA O SEABEE,DISPAROU A ORDEM:
=PONHAM ESTE AVIÃO PARA FORA DO HANGAR!
ABALADO COM O TOM AUTORITARIO,GUNAR E MAIS QUATRO AJUDANTES EMPURRARAM O SEABEE PARA FORA.ENTÃO O ESTRANHO ENTROU NO HIDROAVIÃO,EXPERIMENTOU OS COMANDOA E PERGUNTOU:
-ESTE AVIÃO TEM COMBUSTIVEL?ESTA MARCADO AQUI MEIO TANQUE,ESTA CORRETO?
GUNAR FEZ QUE SIM COM A CABEÇA.O HOMEM FECHOU A PORTA,ACIONOU O MOTOR,TAXIOU O AVIÃO,DESCEU A RAMPA PARA A PRAIA DA URCA,RECOLHEU OS TRENS DE POUSO...E DECOLOU.
AO CABO DE UMA DECOLAGEM PERFEITA.O AVIÃO COMEÇOU A FAZER RAZANTES SOBRE O IATE CLUBE.NISTO VEIO CORRENDO HERBERTS,PERGUNTANDO DESESPERADO AO FILHO O QUE ESTAVA ACONTECENDO.
DIANTE DE TÃO ABSURDA SITUAÇÃO,POS AS MÃOS NA CABEÇA,MAS AI DE REPENTE,O AVIÃO AMERISSOU,SUBIU A RAMPA E TAXIOU DE VOLTA ATE O HANGAR.ANTES MESMO QUE A HELICE PARASSE,HERBERTS FOI DE ENCONTRO AO PILOTO DESAFORADO,DISPOSTO A ENFRENTA-LO NO BRAÇO.
O PILOTO DESCEU DO AVIÃO,ENCAROU FEROZMENTE A HERBERTS...E NUM INSTANTE OS DOIS SE ABRAÇARAM.
NÃO SE SABE POR QUE,SE POR QUIMICA OU AFINIDADE PESSOAL,OS DOIS AVIADORES SE TORNARAM GRANDES AMIGOS.
O ESTRANHO ERA NINGUEM MENOS QUE O BRIGADEIRO FRANCISCO DE ASSIS CORREIA DE MELLO,CONHECIDO EM ALGUNS CIRCULOS COMO “MELLO MALUCO”,QUE HAVIA PILOTADO O PRIMEIRO VOO TRANSCONTINENTAL DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA EM 1931,E QUE SE TORNARIA COMANDANTE DE VARIAS ZONAS AEREAS DO PAIS E EVENTUAL MINISTRO DA AERONAUTICA NO GOVERNO DE JUSCELINO KUBITSCHEK.HERBERTS O HOMENAGEOU BATIZANDO O SEABEE DE “NAIRZINHA”,NOME DA FILHA DE SEU NOVO AMIGO.

MAIS AVIÕES EXOTICOS.

EM 1951,SEM POSSIBILIDADSE DE CONTINUAR FAZENDO OS VOOS TURISTICOS,O SEABEE PP-DVV TEVE DE SER VENDIDO.
O COMPRADOR FOI O JORNAL O GLOBO,QUE PRETENDIA UTILIZA-LO PARA UMA REPORTAGEM SOBRE UMA TRIBO INDIGENA DESCOBERTA NO XINGU.O NEGOCIADOR,COMANDANTE PICHOTSKY,PAGOU UMA PARTE DA TRANSAÇÃO EM DINHEIRO(200 MIL CRUZEIROS),E O RESTO ATRAVES DA PERMUTA DE UM OUTRO AVIÃO EXOTICO:UM GLOBE TEMCO SWIFT, PT-AIG.
ESTE GLOBE SWIFT,COMO ERA CONHECIDO,ERA UM AVIÃO BI-PLACE,TODO METALICO,DE ASA BAIXA,COM TRENS DE POUSO RETRATEIS,E LINHAS MUITO BONITAS QUE LEMBRAVAM UM AVIÃO DE CAÇA DA II GUERRA MUNDIAL.
NAS MÃOS DE HERBERT,O SWIFT TEVE SEU MOTOR TROCADO POR UM LYCOMING 0-290-C QUE FOI ARREMATADO COM OUTRAS PEÇASA DA EXTINTA CNNA DO ENGENHEIRO HENRIQUE LAGE.
OS NOVOS DONOS DO SEABEE NÃO TIVERAM DORTE.DURANTE O PERCURSO ATE O XINGU,O AVIÃO SOFREU PANE SECA,E ACABOU DANIFICADO.O SEABEE AVARIADO FOI EVENTUALMENTE COMPRADO DE VOLTA POR HERBERTS POR UMA PECHINCHA,E LEVADO AO AEROCLUBE DE MANGUINHOS PARA REPAROS.
O GLOBE SWIFT TAMBEM NÃO FICOU MUITO TEMPO NAS MÃOS DOS CUKURS,QUE O PASSARAM ADIANTE E COM O DINHEIRO DA VENDA,ADQUIRIRAM UM SEGUNDO SEABEE.
DESTA VEZ FOI O PP-DKU,ENTÃO EM BELO HORIZONTE,PROPRIEDADE DE UM CERTO TENENTE SCHNEIDER.POR SER UM AVIÃO DE DIFICIL PILOTAGEM,NINGUEM QUERIA VOAR NELE E A CELULA ESTAVA EM MAU ESTADO.OS CUKURS TAMBEM ADQUIRIRAM EM SÃO PAULO,O TERCEIRO SEABEE,PP-DLV QUE PERTENCIA AO COMANDANTE ZIEMINSKY(POLONES QUE FOI PILOTO DA RAF NA II GUERRA MUNDIAL E QUE MAIS TARDE SERIA PROPRIETARIO DA EMPRESA TAXI AEREO FLAMINGO). ESTE APARELHO ESTAVA DESATIVADO,E FOI CANIBALIZADO PARA QUE SUAS PEÇAS SERVISSEM PARA MANTER OS OUTROS DOPIS EM OPERAÇÃO.
OS CUKURS VOLTARAM PARA A VELHA CASA DE NITEROI,REABRINDO A OFICINA DE MANUTENÇÃO DE AVIÕES.HERBERTS E GUNAR JÁ ERAM MEMBROS DO AERO CLUBE DO BRASIL,E EM TROCA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO OU ATRAVES DE COMPRAS DE OCASIÃO,ADQUIRIRAM E PERMUTARAM VARIOS AVIÕES,A MAIORIA MODELOS EXOTICOS,TAIS COMO O S.E.C.A.N. SUC-10 COURLIS PP-DRE,UM MONOMOTOR DE TURISMO FRANCES DE QUATRO LUGARES,COM MOTOR DE PROPULÇÃO TRASEIRA,ASA ALTA E EMPENAGEM DUPLA,CONSTRUIDO EM 1946;E UM BEECHCRAFT D-17E STAGGERWING PT-ADT.BI-PLANO MONOMOTOR CABINADO,COM TRENS DE POUSO RETRATEIS E LINHAS CLASSICAS,PROJETADO EM 1932.
OUTRO AVIÃO QUE DESPERTOU O INTERESSE DE HERBERTS CUKURS FOI O DOUGLAS A-24 BANSHEE, A VERSÃO DESNAVALIZADA DO FAMOSO BOMBARDEIRO DE MERGULHO SBD DAUNTLESS. POR CIRCUNSTANCIAS DESCONHECIDAS, DOIS DESTES APARELHOS FORAM DEIXADOS NO BRASIL PELA USAAF APÓS O TERMINO DA GUERRA. O APARELHO QUE HERBERTS QUIS COMPRAR (PP-DVT) ACABOU SENDO ADQUIRIDO POR GASTÃO AZEVEDO QUE TRANSFORMOU A PARTE TRASEIRA DA CABINE NUM COMPARTIMENTO DE CARGA PARA TRANSPORTAR CARNE. NUMA DE SUAS VIAJENS, O AVIÃO CAIU NA BAÍA DE GUANABARA. O OUTRO BANSHEE(PP-DXL) FICOU ATÉ 1957 EM SÃO PAULO QUANDO FOI REEXPORTADO PARA A ARGENTINA.
MAS, SEM DUVIDA, A AERONAVE MAIS PRECIOSA QUE OS CUKURS TIVERAM FOI O FOCKE WULF FW 56 STÖSSER(REGISTRADO COMO PP-RCB). O STÖSSER ERA UM MONOMOTOR ACROBATICO DE ASA DELTA E TRENS DE POUSO CARENADOS, UTILIZADO PELA LUFTWAFFE NO PERIODO IMEDIATAMENTE ANTERIOR À GUERRA COMO AVIÃO DE TREINAMENTO AVANÇADO PARA PILOTOS DE CAÇA. ERA ARMADO COM DUAS METRALHADORAS SINCRONIZADAS NO NARIZ E CABIDES PARA CARREGAR PEQUENAS BOMBAS.
A HISTORIA DESTE STÖSSER VALE A PENA SER CONTADA.EM 1936, A FABRICA DO GALEÃO HAVIA FECHADO UM ACORDO COM A FOCKE-WULF ALEMÃ PARA A PRODUÇÃO DE QUATRO MODELOS – O BIPLANO DE TREINAMENTO FW 44 STIEGLITZ, O BOMBARDEIRO LEVE E TREINADOR FW 58 WEIHE, O QUADRIMOTOR DE LONGO ALCANCE FW 200 CONDOR E O TREINADOR AVANÇADO FW 56 STÖSSER. COM A ECLOSÃO DA GUERRA NA EUROPA E O EVENTUAL ALINHAMENTO DO BRASIL COM OS ALIADOS, A FABRICAÇÃO DOS FOCKE-WULF NACIONAIS FOI INTERROMPIDA, TENDO SIDO PRODUZIDOS DE FATO APENAS OS DOIS PRIMEIROS MODELOS CITADOS. UM ÚNICO EXEMPLAR DO FW 58 STÖSSER HAVIA SIDO ENVIADO PELA EMPRESA ALEMÃ AO BRASIL ANTES DO COMFLITO, PARA SERVIR DE MATRIZ PARA A PRODUÇÃO. O APARELHO FOI DEIXADO DE LADO DURANTE VARIOS ANOS E, FINDA A GUERRA, FOI ENTREGUE Á CRUZEIRO DO SUL: UM DOS DIRETORES DESTA COMPANHIA, O COMANDANTE JOSÉ CANDIDO DA SILVA MURICY, UTILIZAVA PARA VÔOS PARTICULARES. POSTERIORMENTE, O STÖSSER FOI INCORPORANDO A FROTA DO AEROCLUBE BRASIL, NÃO OBSTANTE O FATO DE QUE, SENDO UM AVIÃO ACROBATICO DE TREINAMENTO AVANÇADO, POUCAS PESSOAS ESTAVAM CAPACITADAS PARA PILOTÁ-LO.
AO FINAL DA DECADA DE 1940,NO CAMPO DE POUSO DE NITEROI,UM PILOTO QUE TAXIAVA O STOSSER DISTRAIDAMENTE TENTOU AFIVELAR OS CINTOS DE SEGURANÇA COM O AVIÃO EM MOVIMENTO. OS COMANDOS SENSIVEIS DA AERONAVE A FIZERAM DESCREVER UM “CAVALO –DE-PAU” EM QUE AS PONTAS DE AMBAS AS ASAS TOCARAM NO CHÃO.
O STOSSER FOI LEVADO SEM ASAS PARA A OFICINA DOS CUKURS.ALI FOI REPARADO E RECEBEU RODAS DO FAIRCHILD PT-19 EM SUBSTITUIÇÃO AS ORIGINAIS,O QUE TORNOU MAIS MACIO AO TAXIAR.CARPÍNTEIROS FORAM CONTRATADOS PARA TENTAR RESTAURAR AS ASAS,MAS COMO OS RESULTADOS NÃO FICARAM SATISFATORIOS,A FUZELAGEM DO APARELHO FICOU POR VARIOS ANOS ENCOSTADA NO HANGAR DO AERO CLUBE DO BRASIL.
EM MEADOS DOIS ANOS CINCOENTA,O AEROCLUBE FOI PALCO DE UM CONFLITO POLITICO EM QUE GRUPOS RADICAIS RETIRARAM DO HANGAR ALGUNS PT-19 E A FUZELAGEM DO STOSSER-E ATEARAM FOGO AS CÉLULAS!
OS CUKURS NUTRIAM UMA DEDICAÇÃO ESPECIAL AO FW 56,E COMPRARAM A CARCAÇA SERIAMENTE ESCORCHADA DESSE APARELHO EM TROCA DE MAIS SERVIÇOS AO AEROCLUBE.NOS ANOS QUE SE SEGUIRAM,HERBERTS E GUNAR FIZERAM VÁRIAS TENTATIVAS DE RESTAURAR AQUELE BELO AVIÃO.

OS SEABEES VOAM EM SANTOS.

EXPANDINDO O NEGOCIO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES,OS CUKURS MUDARAM A OFICINA PARA BOMSUCESSO,ALUGANDO A AREA QUE HAVIA PERTENCIDO A NAB(NAVEGAÇÃO AEREA BRASILEIRA).LÁ RECUPERARAM MUITOS AVIÕES,INCLUSIVE UM STINSON QUE PERTENCIA À ESCOLA DE PILOTAGEM DA CRUZEIRO DO SUL.
AGORA COM DOIS SEABEES EM OPERAÇÃO,HERBERTS PRETENDIA VOLTAR A EXPLORAR VÔOS TURISTICOS.
OUVIU FALAR DE AMIGOS QUE,AO CONTRARIO DO RIO DE JANEIRO-NA ÉPOCA A CAPITAL FEDERAL,HABITADA ESSENCIALMENTE POR FUNCIONARIOS PUBLICOS-S~]AO PAULO ERA E UM ESTADO RICO,E MAIS PROMISSOR NOS NEGOCIOS.DEIXOU GUNAR COM A FAMILIA E ,SÓZINHO,FOI TENTAR A SORTE COM O SEABEE PP-DVV NA CIDADE PAULISTA LITORANEA DE SANTOS.
NO PRIMEIRO DIA DE VÔOS TURISTICOS, NA PRAIA DE JOSÉ MENINO,CONSEGUIU EFETUAR NADA MENOS QUE 36 PASSEIOS COM LOTAÇÃO ESGOTADA DE PASSAGEIROS.
EUFORICO,LIGOU PARA O RIO,COMUNICOU A GUNAR QUE HAVIA ENCONTRADO UMA MINA DE OURO,E CONVOCOU A FAMILIA TODA PARA SE MUDAREM PARA SANTOS.
POR INTERMEDIO DO AMIGO BRIGADEIRO CORREIA DE MELLO,CONSEGUIU DAR UM JEITO DE GUARDAR SEUS AVIÕES NA BASE AEREA DE SANTOS,E PASSOU A OFERECER VÔOS PANORAMICOS DE QUINZE MINUTOS DURANTE OS FINS DE SEMANA,PARTINDO DA PRAIA DE JOSÉ MENINO,EM FRENTE AO AQUARIO MUIPAL.COMO NÃO HAVIA ATRACADOURO,O AVIÃO TAXIAVA NA AREIA,ENTRAVA NO MAR E DECOLAVA UTILIZANDO O CANAL DE SANTOS.PARA EVITAR ESTRAGOS DE CORROSÃO,HERBERTS REMOVIA COM UMA VASSOURINHA A AREIA DA SOLA DOS PÉS DE TODOS OS PASSAGEIROS QUE EMBARCAVAM.PAI E FILHO COMEÇARAM ENTÃO A ESTUDAR UMA MANEIRA DE PODER LEVAR MAIS UM PASSAGEIRO POR VÔO.
A CAPACIDADE NORMAL DO SEABEE ERA DE UM PILOTO E TRES PASSAGEIROS,SENDO QUE O ASSENTO TRASEIRO ERA INTEIRIÇO E PODIA ACOMODAR TRES PESSOAS MAGRAS.HERBERTS RETIROU O TREM DE POUSO E OS COMANDOS DE PARTIDA ELETRICA DO AVIÃO,O QUE ALIVIOU EM 120 KG DE PESO. PARA SUBSTITUIR OS TRENS DE POUSO,HERBERTS PROJETOU UMA CARRETA DE MADEIRA COM RODAS QUE ERA ENCAIXADA SOB A FUZALEGEM DO AVIÃO AO SAIR DA AGUA.ERA POSSIVEL INCLUSIVE TAXIAR O AVIÃO EM TERRA FIRME COM A CARRETA.
MAS HAVIA UM PROBLEMA.NOS FINS DE SEMANA,O SEABEE DESCIA A RAMPA DA BASE AEREA DE SANTOS E IA NAVEGANDO COM O MOTOR LIGADO ATE A PRAIA DE JOSE MENINO. A CARRETA IA BOIANDO,PUXADA PELO AVIÃO,PROVOCANDO UM GRANDE ARRASTO.GUNAR NÃO TEVE DUVIDAS;PASSOU A NAVEGAR CARREGANDO A CARRETA ATRAVESSADA DENTRO DO PROPRIO AVIÃO,COM AS PORTAS ABERTAS.

O “CONSTELATION BAIANO”.

EM 1957,OS CUKURS ADQUIRIRAM UMA FAZENDA DE BANANAS EM JUQUIA(NO SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO),E HERBERTS,A CONVITE DO PREFEITO DE UMA CIDADE LITORÂNEA PRÓXIMA,RESOLVEU EXPLORAR UM SERVIÇO DE SOBREVÔOS REGULARES.PARA ESTA EMPREITADA,ADQUIRIU EM PEQUENO QUADRIMOTOR INGLES DE HAVILLAND DH-114 HERON PREFIXO PT-AVA.COMO TINHA PERTENCIDO ORIGINALMENTE À TRANSPORTES AÉREOS SALVADOR,O APARELHO TINHA O APELIDO JOCOSO DE “CONSTELATION BAIANO”.
A PESSOA QUE VENDEU O HERON,O COMANDANTE ALUISIO VIANA-QUE FALECERIA ANOS MAIS TARDE COMO PILOTO DA VARIG,NUM ACIDENTE COM UM BOING 707 NA BAIA DA GUANABARA-RECOMENDOU OS SERVIÇOS DE UM JOVEM PILOTO PARA CUIDAR DA AERONAVE.HERBERTS QUE CUIDAVA DOS NEGOCIOS DA FAZENDA DE BANANAS,DEU INSTRUÇÕES A GUNAR PARA LEVAR O PILOTO RECEM CONTRATADO AO HERON,PARA QUE SE FAMILIARIZASSE COM O QUADRIMOTOR.CHEGANDSO A BASE AEREA DE SANTOS SEM AUTORIZAÇÃO,O TAL PILOTO LIGOU OS MOTORES E COMEÇOU A TAXIAR O APARELHO. UM DESCUIDO FEZ COM QUE O HERON PERDESSE PRESSÃO PNEUMATICA E FICASSE SEM OS FREIOS.
O QUADRIMOTOR ATRAVESSOU A PISTA E BATEU DE FRENTE COM UMA PEDREIRA,QUEBRANDO O TREM DO NARIZ.A AVARIA FOI GRAVE E A RESTAURAÇÃO DEMORADA.
QUANDO O HERON ESTAVA FINALMENTE RECUPERADO,O DAC EXIGIU QUE A EMPRESA DOS CUKURS TIVESSE NO MINIMO DOIS AVIÕES PARA PODER EXPLORAR UMA LINHA AEREA REGULAR. COMO ALTERNATIVA,PERMITIU O SERVIÇO DE TAXI AEREO COM UMA SÓ AERONAVE,NESTE CASO PODENDO TRANSPÓRTAR NO MAXIMO OITO PASSAGEIROS-NÚMERO BEM, AQUEM DA CAPACIDADE DO HERON,QUE ERA DE QUATORZE PASSAGEIROS.PARA TENTAR DIMINUIR O PREJUIZO,O AVIÃO TAMBEM FOI UTILIZADO PARA TRANSPORTAR MANTIMENTOS PARA BRASILIA,A NOVA CAPITAL ENTÃO EM VIAS DE CONSTRUÇÃO.
POUCO MAIS TARDE,O HERON FOI VENDIDO À STAR TAXI AEREO.

EM INTERLAGOS DEFINITIVAMENTE.

HERBERTS PERCEBEU QUE O PUBLICO QUE VOAVA NOS SEABEES EM SANTOS NÃO ERA CONSTITUIDO DE MORADORES LOCAIS,MAS SIM DE PAULISTANOS QUE DESCIAM PARA O LITORAL SANTISTA AOS DOMINGOS E NAS TEMPORADAS. RESOLVEU IR A SÃO PAULO,E LA DESCOBRIU A REPRESA DE GUARAPIRANGA,E O BAIRRO DE INTERLAGOS.
ESSE BAIRRO,LOTEADO PELA CONSTRUTORA AUTO ESTRADA,CONTAVA COM UMA BOA INFRA ESTRUTURA TURISTICA NUMA DAS MARGENS DA REPRESA.ERA UM LOCAL APRAZIVEL QUE SEDIAVA VÁRIOS IATE CLUBES E ERA BEM FREQUENTADO PELOS PAULISTANOS.
ALI,ALÉM DO PUBLICO MAIOR,HAVIA A VANTAGEM DA AUSENCIA DE MARESIA;O AVIÃO NÃO SOFRERIA A CORROSÃO DECORRENTE DA AGUA SALGADA.
OS CUKURS RESOLVERAM ENTÃO OFERECER VÔOS TURISTICOS TANTO EM SANTOS COMO NA REPRESA,COM UM SEABEE BEM CADA LOCALIDADE.NAQUELA ÉPOCA,OS AVIÕES HAVIAM SIDO REBATIXADOS DE “OBA”(PP-DVV) E “FIU-FIU” (PP-DKU).
COMO A FAZENDA DE BANANAS NÃO DAVA LUCRO,HERBERTS SE DESFEZ DELA PARA ADQUIRIR UM TERRENO NA MARGEM OPOSTA DA REPRESA,NO BAIRRO DA RIVIERA PAULISTA.
ERA UM LUGAR ERMO,SEM ALFALTO NEM LUZ ELETRICA,MAS MESMO ASSIM OS CUKURS ADQUIRIRAM UMA CASA,PARA ONDE SE MUDARAM, COM OS AVIÕES DE SANTOS.NO COMEÇO,OS SEABEE FICAVAM ANCORADOS NUMA PRAINHA EM FRENTE A CASA,ATE QUE COM O PASSAR DOS ANOS,OUTRA PROPRIEDADE FOI ADQUIRIDA,ONDE ENTÃO FORAM CONSTRUIDOS O HANGAR.
INTERLAGOS PROSPERAVA E OS VÔOS ACABARAM SENDO DEFINITIVAMENTE EXPLORADOS SÓMENTE EM SÃO PAULO.NÃO TARDOU PARA QUE A FAMILIA TAMBEM EXPLORASSE UM SERVIÇO DE BARCOS DE PASSEIO,E TRES MOTORES ALFA-ROMEO QUE PERTENCIAM AO VELHO TRIMOTOR CANT Z.1012 ACABARAM SENDO ADAPTADOS PARA EMPURRAR AS LANCHAS.PAI E FILHO AINDA ADQUIRIRAM MAIS DOIS AVIÕES;OS RESTOS DE UM QUARTO SEABEE,DE MATRICULA URUGUAIA CX-AID,QUE HAVIA SE ACIDENTADO EM 1954 POR OCASIÃO DE UM VÔO COMEMORATIVO DO QUARTO CENTENARIO DE SÃO PAULO,E UM MONOPLANO REARWING SPORSTER COM FLUTUADORES PREFIXO PP-TBW.
A 11 DE MAIO DE 1960,AGENTES DE ISRAEL LOCALIZARAM E SEQUESTRARAM EM BUENOS AIRES O CRIMINOSO NAZISTA ADOLF EICHMANN,QUE DAÍ A DOIS ANOS SERIA SETENCIADO Á MORTE EM JERUSALEM E EXECUTADO.A NOTICIA REASCENDEU A ACUSAÇÃO QUE PESAVA SOBRE HERBERTS,E DESTA VEZ OS JORNAIS PAULISTAS PUBLICARAM ARTIGOS SENSACIONALISTAS,ONDE O RESPONSABILIZAVAM PELO EXTERMINIO DE MILHARES DE JUDEUS LETONIANOS DURANTE A GUERRA.NOVAMENTE ,ELE COMPARECEU DIANTE DAS AUTORIDADES,PRESTOU OS DEVIDOS DEPOIMENTOS,E MAIS UMA VEZ,O PROCESSO FOI ARQUIVADO PELA TOTAL FALTA DE PROVAS.
(1965,ERA ANO QUE MARCAVA VINTE ANOS DO TERMINO DA II GUERRA MUNDIAL.SEGUNDO LEIS INTERNACIONAIS,ESSE TAMBEM SERIA O PRAZO LEGAL PARA PRESCRISÃO DE TODOS OS CRIMES DE GUERRA.
OS JUDEUS,QUE ESTAVAM EMPENHADOS EM RECEBER INDENIZAÇÕES MILIONARIAS DO GOVERNO ALEMÃO,VIRAM A SUA GALINHA DOS OVOS DE OURO COM OS DIAS CONTADOS. O GOVERNO ISRAELENSE ESTAVA PRESSIONANDO O PARLAMENTO ALEMÃO PARA QUE O PRAZO DE PRESCRISSÃO DOS CRIMES DE GUERRA FOSSE PRORROGADO,POIS AFIRMAVA QUE EXISTIAM OUTROS CRIMINOSOS NAZISTAS A SOLTA. DIANTE DO IMPASSE,DA FALTA DE VONTADE DO PARLAMENTO ALEMÃO EM SE CURVAR DIANTE DAS CHANTAGENS SIONISTAS,SE TORNOU NECESSARIO QUE HOUVESSE UMA PRESSÃO MUNDIAL,QUE ALTERASSE O ANDAR DA CARRUAGEM.
PARA ISSO ERA NECESSARIO QUE ALGUM FATO NOVO ,MOBILIZASSE A OPINIÃO PUBLICA MUNDIAL,COMO OCORREU NO CASO EICHMANN,E DESSE FORÇA A ESSA PRESSÃO,MAS OS VERDADEIROS CRIMINOSOS QUE PORVENTURA ESTAVAM A SOLTA,COMO MENGUELL E BORMANN,ESTAVAM DESAPARECIDOS. POR MAIS QUE O SERVIÇO SECRETO DE ISRAEL TIVESSE SE EMPENHADO,NUNCA DESCOBRIRAM O PARADEIRO DELES,E O MESMO OCORREU COM O FAMIGERADO CENTRO WIESENTHAL,INSTITUIÇÃO CRIADA PARA EXTORQUIR OS JUDEUS DE BOA FÉ, COM O PRETEXTO DE CAÇAR CRIMINOSOS NAZISTAS,E QUE TAMBEM NUNCA CAÇOU NENHUM. NA VERDADE,TODOS OS ENVOLVIDOS EM CRIMES DE GUERRA JÁ HAVIAM SIDO CONDENADOS E EXECUTADOS ANTERIORMENTE.ESSES "CAÇADORES DE FANTASMAS" NUNCA LOCALIZARAM NENHUM NAZISTA DE VERDADE,MAS ACUSARAM,DIFAMARAM E PERSEGUIRAM CENTENAS DE INOCENTES, CUJAS CULPAS NUNCA FORAM COMPROVADAS ATE OS DIAS DE HOJE.
DIANTE DISSO,FOI REALIZADA UMA REUNIÃO COM AS ALTAS AUTORIDADES ISRAELENSES E “ALGUEM” SUGERIU A HIPOTESE DE SE UTILIZAR UMA PESSOA,QUE SE ENCONTRAVA NO BRASIL, SOBRE A QUAL PAIRAVAM SUSPEITAS HÁ CERTO TEMPO PLANTADAS E DIVULGADAS PELAS FEDERAÇÕES ISRAELITAS,NA IMPRENSA SIONISTA OBEDECENDO PLENAMENTE OS MANDAMENTOS DOS "PROTOCOLOS DOS SABIOS DO SIÃO",E QUE SE ENCAIXARIA COMO UMA LUVA NESSE CASO.TODOS O CONHECIAM,VIVIA COM SEU NOME VERDADEIRO,TINHA ENDEREÇO FIXO,POIS NUNCA SE ESCONDEU,E PRINCIPALMENTE,ERA FAMOSO MUNDIALMENTE PELOS SEUS FEITOS NA HISTORIA DA AVIAÇÃO.
ALGUEM COMENTOU;MAS NOS SABEMOS QUE ESSE HOMEM É INOCENTE!COMO PODEREMOS JULGA-LO,COMO FIZEMOS COM EICHMANN? FATALMENTE SERA INOCENTADO EM QUALQUER TRIBUNAL,INCLUSIVE AQUI EM ISRAEL.

AI UMA CERTA SENHORA DISSE UM PROVERBIO CITADO NOS PROTOCOLOS DOS SABIOS DO SIÃO QUE DIZ”OS MEIOS JUSTIFICAM OS FINS”.
NÃO LHE DAREMOS CHANCE DE SE DEFENDER EM NENHUM TRIBUNAL! VAMOS EXECUTA-LO E CRIAR UM MARKETING EM VOLTA DO CASO,CUJO RETORNO SERA MUITO MAIS PROVEITOSO PARA A CAUSA “DAQUELES QUE NUNCA ESQUECEM”.

E ASSIM FOI,CUKURS FOI EMBOSCADO POR 5 AGENTES ISRAELENSES,QUE O ASSASSINARAM, DE FORMA CRUEL E COVARDE,A GOLPES DE MARRETA,LHE QUEBRARAM OS MEMBROS E O COLOCARAM NUM BAU,ONDE UM CARTAZ DIZIA QUE HAVIA SIDO JULGADO,CONDENADO POR “AQUELES QUE NUNCA ESQUECEM”.
A IMPRENSA DO MUNDO INTEIRO DIVULGOU,O MUNDO SE CHOCOU,O PARLAMENTO ALEMÃO DE FORMA COVARDE CEDEU A CHANTAGEM,E UM INOCENTE PAGOU COM A VIDA PARA QUE A LUCRATIVA INDUSTRIA DO HOLOCAUSTO PERPETUASSE SUA EXISTENCIA.
ISSO FOI RECENTEMEMTE ADMITIDO POR UM DOS AUTORES DESSE CRIME,NO SEU LIVRO DE MEMORIAS,”A MORTE DO CARRASCO DE RIGA”,ONDE GAD SHIMRON E ANTON KUNZLE DESCREVEM COMO,E POR QUE CUKURS FOI ASSASINADO,E NO FINAL ELES COMEMORAM,O SUCESSO DA MISSÃO ,QUE FEZ COM QUE A ALEMANHA CONTINUASSE A PAGAR VARIOS TRILHÕES DE DOLARES A SUPOSTAS VITIMAS DO HOLOCAUSTO ATE OS DIAS DE HOJE.
NOTA DE RICHARD CUKURS)




GUNAR SEGUE EM FRENTE.


MESMO COM A TRAGICA MORTE DO PAI,GUNAR NÃO TINHA ALTERNATIVS SENÃO DAR CONTINUIDADE AOS NEGOCIOS.JUNTO COM OS IRMÃOS MENORES EXPANDIU AS ATIVIDADES,HOMOLOGANDO O HANGAR JUNTO AO DAC PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES DE AVIAÇÃO.
A EMPRESA ENTÃO PASSOU A SE CHAMAR CENA- CONSERTOS ESPECIALIZADOS NAUTICOS E AERONAUTICOS LTDA,E LOGO RECEBEU VARIOS PEDIDOS DE REPAROS E MANUTENÇÃO DE MOTORES.
OS SEABEE AINDA OPERAVAM COM FREQUENCIA NOS FINS DE SEMANA,ACOLHENDO OS TURISTAS NUMA PRAINHA EM FRENTE AO CLUBE SANTA PAULA.MAS O AVIÃO TINHA PROBLEMAS CRONICOS QUE DERAM MUITA DOR DE CABEÇA A GUNAR.
UM DESSES DISSABORES ERA A HELICE,QUE SE DETERIORAVA A MEDIDA QUE A AGUA IA ESPIRRANDO NELA DURANTE AS DECOLAGENS.PÓREM O PIOR DEFEITO ERA A INSTALAÇÃO DO MOTOR.A CONCEPÇÃO REVOLUCIONARIA DO SEABEE FAZIA COM QUE O MOTOR FRANKLIN ESTIVESSE LOCALIZADO NA PARTE CENTRAL DA FUZELAGEM,SOBRE A ASA.
A FIM DE MANBTER O CENTRO DE GRAVIDADE,O MOTOR FICAVA DISTANTE DA HELICE PROPULSORA,NECESSITANDO DE UM LONGO EIXO.ISSO CAUSAVA VIBRAÇÕES QUE INEVITAVELMENTE PROVOCAVAM PANE NOS MOTORES APÓS UMAS 600 HORAS DE USO.GUNAR “ESTOROU” QUATRO MOTORES FRANKLIN,TODOS ELES EM PLENO VÔO!EM TODAS ESSAS OCASIÕES,ACABOU FAZENDO POUSOS DE EMERGENCIA COM A HELICE EMBANDEIRADA.NUMA DELAS O RISCO FOI GRANDE ,POIS O MOTOR ESTAVA EM CHAMAS. COMO OS EXTINTORES DO AVIÃO E DOS BARCOS QUE DELE SE APROXIMARAM NÃO DERAM CONTA,GUNAR ACABOU APAGANDO O FOGO JOGANDO AGUA DA PROPRIA REPRESA,UTILIZANDO UM ENGRADADO DE CERVEJA.
NOS ANOS SETENTA,A FALTA DE MOTORES FRANKLIN OBRIGOU GUNAR A FAZER UMA ADAPTAÇÃO;ELE INSTALOU NO HIDRO-AVIÃO O VELHO MOTORE ARGUS V-8 RETIRADO DO FW 56 STOSSER ACROBATICO,QUE NA EPOCA TINHA 466 HORAS DE USO,E QUE IRIA A PARTIR DAÍ A FUNCIONAR POR MAIS 800 HORAS ATE SER EVENTUALMENTE SUBSTITUIDO.
GUNAR AINDA SONHAVA EM RESTAURAR O STOSSER,MAS TUDO O QUE RESTAVA DO AVIÃO ALEMÃO ERA A CARCAÇA DA FUZELAGEM.
NA TENTATIVA DE OBTER PEÇAS E OS GABARITOS DAS ASAS ,ESCREVEU PARA A ALEMANHA,MAS NÃO OBTEVE RESPOSTA.UM VELHO AMIGO SEU,,O ENGENHEIRO AERONAUTICO MARC NIESS,PROJETOU PARA ELE ASAS NOVAS,MAS FALHAS NO PROJETO IMPOSSOBILITARAM A SUA CONSTRUÇÃO.
NESSA PROCURA POR PEÇAS DE REPOSIÇÃO,GUNAR ACABOU ENCONTRANDO OS RESTOS DE DOIS BI-MOTORES FOCKE WULF 58 WEIHE,UM, DELES EM MINAS GERAIS(POSTERIORMENTE RECUPERADO PELO MUSEU AEROESPACIAL-MUSAL),E OUTRO NO CAMPO DE MARTE EM SÃO PAULO.O WEHE DE MINAS ESTAVA SEMI-ENTERRADO NO CHÃO,HAVENDO ATE UMA ARVORE CRESCIDA NO MEIO DA CELULA!O DE SÃO PAULO TÃOPOUCO ESTAVA EM BOM ESTADO,MAS GUNAR ADQUIRIU A SUCATA E LEVOU-A PARA SEU HANGAR,PROCURANDO APROVEITAR AS PEÇAS COMPATIVEIS PARA RESTAURAR O SOSSER.PARA SUA TRISTEZA,CONSTATOU QUE A ESTRUTURA DO FW 56 ESTAVA TODA COMPROMETIDA POR CAUSA DO INCENDIO QUE SOFRERA. NA VERDADE,O MATERIAL COM QUE FOI CONSTRUIDO O AVIÃO-ELECTRON,UM COMPOSTO DE MAGNESIO E ALUMINIO-NÃO RESISTIA A ALTAS TEMPERATURAS,E OS PLANOS DE FAZER VOAR UM DOS ULTIMOS STOSSER NO MUNDO TIVERAM DE SER ABANDONADOS.
NESSA EPOCA,GUNAR CONHECEU O MAJOR MONTEIRO,MENTOR DO MUSEU AEROESPACIAL,QUE FICOU IMPRESSIONADO COM O ACERVO DE PEÇAS QUE GUNAR POSSUIA.LOGO INICIOU-SE UM INTERCAMBIO DE PEÇAS,O QUE AJUDOU NA RESTAURAÇÃO DE VARIOS AVIÕES DO MUSAL,EM PARTICULAR O WEIHE.SOB A ALEGAÇÃO DE QUE A INSTITUIÇÃO AÓ ABRIGAVA AERONAVES QUE FORAM UTILIZADAS PELA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA,O MUSAL NÃO SE INTERESSOU PELO STOSSER.HOJE,DO TREINADOR AVANÇADO DE PR-E GUERRA SOBROU APENAS O MOTOR ARGUS,JÁ POSTERIORMENTE UTILIZADO PELO SEABEE,E AGORA EXPOSTO NO MUSAL SOBRE UM CAVALETE AO LADO DO WEIHE.UM DETALHE CURIOSO É O FATO DE QUE ,EMBORA O FW 56 E O FW 58 COMPARTILHASSEM O MESMO MOTOR,SABE-SE QUE A UNIDADE EM EXPOSIÇÃO NO MUSAL(NÚMERO DE SÉRIE 4447861) PERTENCIA MESMO AO STOSSER POR QUE ELA TRAZ UM DISPÓSITIVO ACOPLADO QUE PERMITIA O SINCRONISMO DA HELICE COM A METRALHADORA DA FUZELAGEM DO FW 56.
GUNAR NECESSITAVA DESESPERADAMENTE DE MOTORES PARA MANTER OS SEABEE EM ATIVIDADE,E EM TROCA DAS PEÇAS CEDIDAS AO MUSAL RECEBEU DOIS LYCOMING GO-435-C2A DE 260 HP QUE PERTENCERAM AOS PILATUS P-3 DA FAB,E MAIS OUTRO LYCOMING IO-540-KD5 DE 300 HP QUASE NOVO DE UM T-25 UNIVERSAL. O INTERCAMBIO E A AMIZADE COM O PESSOAL DO MUSAL CONTINUOU POR MUITOS ANOS,E GUNAR CEDEU TAMBEM PARA A EXPOSIÇÃO O HIDRO-AVIÃO REARWING SPORTSTER,HÁ MUITO DESATIVADO.
NOS ANOS OITENTA,GUNAR SE DEDICOU A OUTRA PAIXÃO ALÉM DOPS AVIÕES;MOTOCICLETAS E AUTOMOVEIS.COMPROU CARROS POSSANTES,COMO UM FORD MUSTANG E UM CHEVROLET CORVETTE,ALEM DE MOTOS INDIAN E HARLEY DAVIDSON 1200 CC,E CAMINHÕES AMERICANOS.
O NEGOCIO DOS VÔOS TURISTICOS,POREM FOI PIORANDO.EMBORA O SEABEE JÁ FIZESSE PARTE DO CARTÃO POSTAL DE SÃO PAULO,O AUMENTO DE COMBUSTIVEL,A BUROCRACIA,AS PEÇAS DE REPOSIÇÃO CADA VEZ MAIS CARAS,FIZERAM COM QUE O CUSTO OPERACIONAL SE TORNASSE MUITO CARO,E FINALMENTE ,EM 1995,ELE FEZ O ULTIMO VÔO NA GUARAPIRANGA,ENCERRANDO ESSAS ATIVIDADES,APÓS 46 ANOS E 12 MIL HORAS DE VÔO ,TENDO TRANSPORTADO MAIS DE 200.000 PASSAGEIROS SEM UM ÚNICO ACIDENTE SEQUER.
GUNAR COM CERTEZA HOJE É O PILOTO MAIS EXPERIENTE EM SEABEES NO MUNDO,DETENDO O RECORDE MUNDIAL DE DECOLAGENS E AMERISAGENS EM HIDROAVIÕES.

http://www.seabee.info/rc3_brazil.htm

EM 1997,OS SEABEES FORAM VENDIDOS AO CASAL COMENHO,AMBOS COMANDANTES DA VARIG,E O PROPRIO GUNAR, ENTREGOU-OS PESSOALMENTE,LEVANDO-OS NO SEU CAMINHÃO GMC 1951 ATE O MUSEU AEROESPACIAL,NO RIO.
POSTERIORMENTE,OS SEABEES FORAM RETIRADOS DO MUSAL E HOJE AGUARDAM RESTAURAÇÃO NO HANGAR DA VARIG NO RIO DE JANEIRO.






EPILOGO.

HOJE,AOS 71 ANOS,GUNAR RESIDE JUNTO AO SEU HANGAR NA RIVIERA PAULISTA.MAS QUEM PENSA QUE ESTA VELHA AGUIA JÁ TERIA ENCERRADO A CARREIRA,ESTA ENGANADO.
GUNAR GUARDOU AINDA UM QUINTO SEABEE(MATRICULA RESERVADA NO RAB PT-KUN),QUE PERTENCIA A UNS CONTRABANDISTAS E FOI CONFISCADO PELO GOVERNO NO FIM DOS ANOS SESSENTA.
LENTAMENTE,O APARELHO ESTA SENDO RESTAURADO COM MODIFICAÇÕES RADICAIS,TAIS COMO A COLOCAÇÃO DE UM MOTOR DE TRAÇÃO DO PILATUS P-3 E A HELICE DE UM HELIO COURIER,AGORA VIRADOS PARA A FRENTE,ADIANTE DA CABINE!DESTA VEZ,GUNAR TEM CERTEZA DE QUE ,APÓS TANTOS ANOS,IRA VOAR NUM SEABEE EXPERIMENTAL SEM OS DEFEITOS CRONICOS DO VELHO AVIÃO.
QUEM VIVER,VERA!


MATERIA ORIGINAL QUE DEVERIA TER SIDO PUBLICADA NA ASAS DE FEVEREIRO DE 2002,ESCRITA PELO BRILHANTE JORNALISTA HELIO HIGUCHI,QUE POR QUESTÕES DE FALTA DE ESPAÇO OU POLITICAS ACABOU SENDO RESUMIDA E MODIFICADA.
RICHARD CUKURS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria. Finalmente vem a luz uma explicação da "morte do piloto da Guarapiranga".

Cherava mal a explicação oficial de esquadrão da morte, seim era esquadrão da morte, mas judeu.

Anônimo disse...

Olá. Se fosse um cineastra a história verdadeira daria um belo roteiro para um filme Hollywoodiano! Inventor - Aviador heróico, combatente anticomunista pela libertação de seu país (deve ser a causa de o terem escolhido como "anti comunista inocente útil"), protegeu judeus com risco a si e a sua familia em plena ocupação, perseguido por um sistema politico nefasto e por interesses financeiros excusos de gente que também sofreu nas mãos dos nazi, perseguido em seus negócios e na sua moral por autoridades brasileiras, pela imprensa parcial, enfrentando a tudo de peito aberto, sem fugir, para provar sua inocência e velho, aos 65 anos, morto por jovens comandados por comunista de guerilha numa versão suspeita de que era violento e forte. E suas ultimas palavras foram de que ele não era o que estavam pensando dele. Lamento que tudo fora real e que o Natgeo tenha sido tão parcial. O conheci quando tinha 3/4 anos por volta de 1964/65. Ele fora muito atencioso e solidário para com minha pessoa numa situação onde poderia ser no minimo indiferente. Jamais seria a conduta de um nazista. Daí esta minha lembrança em tenra idade guardada a tanto tempo e meu relato tardio, anônimo por não querer expor-me aos sórdidos gratuitos da internet. Coragem parece ser uma característica da família.