quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DE INDEPENDENCIA DA LETONIA.




Dia 18 de novembro data da independencia letoniana,milhares de pessoas compareceram junto ao memorial da liberdade,para prestar sua homenagem e depositar flores.
Apesar da maioria das pessoas que depositavam flores serem idosas,muitos jovens,familias e crianças compareceram nesse ato civico.


Ao som da orquestra das forças armadas,as maiores autoridades do pais,colocaram tambem flores no pe da estatua.O primeiro a colocar flores foi o presidente da republica Valdis Zatlers,o primeiro ministro Ivars Godmanis,e o presidente do parlamento Gundars Daudze.



Tambem colocaram flores,ministros,deputados,pessoas do corpo diplomatico,entre outros.
Como ests divulgado,durante todo o dia 18 de novembro,havera festividades em Riga,homenageando o jubileu dos 90 anos da independencia da Republica letoniana.
A independencia foi proclamada no dia 18 de novembro de 1918.


Um dos ilustre colaboradores e participantes da guerra de Independencia foi Herberts Cukurs.

Em 1919.Cukurs havia acabado de concluir seus estudos na escola secundaria e em 22 de março se alistou como voluntario no pequeno recem criado exercito letão.Nessa epoca ele tinha 18 anos de idade.


Cukurs foi designado para o segundo agrupamento de Ventspils,do 6ºbatalhão,do legendario 7.Rota,conhecido como destacamento "Urra",que ficou famoso na Letonia pela bravura de seus soldados e pelas pesadas baixas impostas ao inimigo.Cukurs lutou contra a ocupação bolchevique na frente de batalha de Latgale.Pela demontração de coragem e heroismo em combate,alem de receber varias condecorações,foi tambem promovido a sargento.



Apos a guerra da libertação,Cukurs ingressou,na escola de oficiais do exercito,no curso de oficiais,e em seguida ingressou na recem fundada escola de aviadores militares,onde recebeu sua primeira promoção a tenente.

Dos tempos da guerra da Independencia temos fotos historicas,do arquivo pesoal da familia Cukurs,que ilustram bem esse periodo:























Anos depois,novamente,Cukurs voltou aos campos de batalha,novamente defendendo a sua patria,desta vez contra os comunistas,durante certo periodo da segunda guerra mundial.


Nenhum comentário: