sexta-feira, 16 de maio de 2008

HERBERTS CUKURS-108 ANOS.


Herberts Cukurs-108 anos.

Hoje 17 de maio,Herberts Cukurs,meu pai completaria 108 anos de idade.

Agradeço nessa data aos inúmeros sentimentos de solidariedade de amigos e testemunhas de vários partes do mundo que,com seus testemunhos,provas de afeto,amizade,e em especial aos companheiros combatentes contra o inimigo da pátria querida daquela época.
Arriscaram sempre as suas carreiras em defesa da verdade,da honra de um soldado desaparecido prematuramente.
Muitos deles já partiram,e deixaram sua passagem na terra,com altivez.Honrados companheiros,alguns muito idosos,ainda se encontram entre nos.
Surgiram novos heróis,jovens que nos fortalecem com seu sangue novo,felicitando-nos pelo que já fizemos.
Meu irmão caçula Richard,teve muito pouco tempo de convivência com o pai,pois na época contava apenas com nove anos de idade,mas te temperou como o aço.
A herança de seu caráter,Eu,Richard,meu irmão mais velho Gunars,minha irmã Antinea,recebemos um patrimônio,diferentes daqueles adquiridos através de fomentos de guerra,chantagens e agiotagens lucrando em cima dos pobres.
Nos herdamos apenas exemplos de coragem,amor,e principalmente lealdade a pátria distante e a pátria Brasil,que nos acolheu como filhos,e foi em seu seio,que meu irmão caçula nasceu,e posteriormente nossa numerosa família.Todos nasceram no seio desta pátria amada.Com estas memórias adquirimos respeito por outros povos,que aprendemos a respeitar,e admirar,quando nosso pai contava as historias de suas viagens,recebendo muito incentivo,apoio,ajuda,orações para que tudo desse certo em suas jornadas pioneiras pelo globo terrestre.Com isso aprendemos a respeitar a humanidade e seus credos,todos filhos de um só grande pai,Deus,Buda,ou Tupã dos índios brasileiros.
Sei que agora meu pai esta voando pelos céus deste planeta maravilhoso,pairando em brancas nuvens,”Entre a terra e o Sol”,depois de seu derradeiro combate,onde tombou como destemido guerreiro que era.
Esquecido pela pátria,e pelos seus ilustres governantes,que nunca lutaram pela pátria,mas celebrando festas nos salões aquecidos pelos bajuladores de outros paises,cujos cidadãos foram por eles agraciados com as maiores honrarias,como a Ordem das Três Estrelas,a mesma que um dia com grandeza conferiram a meu pai.
Muitos que também as mereceram lutaram em campos de batalha,e deram suas vidas em combate,sangraram,ficaram inválidos,e hoje são mais respeitados pelo inimigo da época,do que pelos seus governantes de hoje.

Como o presidente Kennedy dizia”O que você pode fazer pela pátria,e não o que a pátria pode fazer por você”,era e sempre foi o lema desses combatentes heróis.
Nas três vezes em que estive na Letônia,visitando todos os locais,onde todas as calunias e mentiras ,foram “espalhadas ao vento”mereceram matéria para outra oportunidade
Me identificando como o filho que leva o seu nome,Herberts Cukurs Junior,para sentir a reação da sociedade,tive a grata surpresa,de ver as emoções que as pessoas tinham em me apertar as mãos e de me abraçarem.Conheci pessoas,que o conheceram na juventude,e hoje estão interessadas mais do que nunca,de esclarecer a verdade AUTENTICA da historia de seu herói.”O imenso castelo de mentiras esta com os dias contados e começa a desabar”.
Meu pai jamais desonrou sua pátria,e seu nome que foi recebido de batismo na histórica igreja de Santa Anna.
Hoje ele esta mais vivo do que nunca e não precisou do governo,ou dos políticos para restaurar sua imagem de herói integrante da galeria dos maiores aviadores do mundo,referenciado por Santos Dumont,Charles Lindenberg,e outros famosos aviadores,inclusive o comandante João Ribeiro de Barros.

Parabéns meu pai!

Você venceu,e com grande orgulho e honra,é que carrego seu nome no corpo e na alma.
Feliz Aniversario!

Herberts Cukurs Junior.

Nenhum comentário: