segunda-feira, 24 de agosto de 2009

OS AVIÕES DA FAMILIA CUKURS.





Aviões em operação.

http://www.youtube.com/watch?v=bs8puVm9b8w

Os Seabees que operaram com vôos panoramicos na Guarapiranga detem o recorde mundial em pousos e decolagens na agua.
Iniciando suas atividades em 1948,na cidade do Rio de Janeiro,



Lagoa Rodrigo de Freitas.

posteriormente na cidade litoranea de Santos,onde esses vôos eram realizados na praia de Jose Menino,Ponta da praia,

Ponta da Praia.1956

e posteriormente na represa de guarapiranga onde foram encerrados em 1996.


Seabees na Guarapiranga-1964





Nesse periodo foram realizados mais de 50.000 pousos e decolagens,e transportados mais de 200.000 passageiros,sem a ocorrencia de um só acidente.Muitos comandantes experientes de hoje da aviação comercial,ou amantes da aviação,provavelmente tiveram seu batismo de vôo nesse avião,levando-os a sentir a paixão pela aviação.
Os aviões utilizados foram:
Republic RC-3 Seabee,prefixos-PP-DVV,PP-DKU,Voando e PP-DLV,PT-KUN,CX-AID,N6146K,que foram canibalizados para reposição de peças.
O motor original do Seabee era o Franklin,de 6 cilindros opostos,de 215 hp,com helice de passo fixo de celeron,ou madeira.

Motor restaurado por Gunars Cukurs.2007
Com o passar dos anos,varios motores foram empregados,ate que não houve mais condições de utiliza-los devido ao desgaste.
Então Gunars Cukurs fez a primeira modificação inedita no mundo em um Seabee.

Gunars Cukurs.
Foi retirado o motor de um Focke-Wulf Fw-56,acrobatico,de sua propriedade,e adaptado no Seabee.


Esse motor era o Argus AS10C de240 hp a 2.000 rpm,ano de 1932,

que vôu durante alguns anos.Esse motor hoje encontra-se no museu de aviação no Campo dos Afonsos,RJ.

Posteriormente foi instalado outro motor,agora bem mais moderno,o Lycoming GO-435,de 6 cilindros,helice metalica de tres pas,passo variavel.


A manutenção das aeronaves era realizada em uma oficina homologada pelo DAC pertencente a familia Cukurs
Fora os Seabees,a familia Cukurs possuiu outros aviões:
1 The Havilland Heron,quadrimotor.







2 Rearwing Sporster PP-TBW,PP-TEE.


1 Beech D-17 Staggerwing PP-ADT.









1 Focke-Wulf FW-56.

1 Aeronca C-3 PP-PAX.


1 Kant 1012 Trimotor.
1 Paulistinha KAP-4
1Stinson Voiager.
1 Globe Swist.
1 Courli.C.U.K.10 PP-DRE.
1 Helio courrier,PT-CDF




Aviadores da familia Cukurs.Gunars,Herberts e Puck.1964




Gunars e Puck

Sobre as modificações de motor feitas por Gunars Cukurs nos Seabees que operaram no Brasil,um dos maiores sites de Seabee,publicado na Noruega,mostra essas modificações



O que pouca gente sabe,é que os hidro aviões da familia Cukurs,alem dos voos panoramicos,ja realizaram serviço de Taxi-aereo,

buscas e salvamento voluntarios de barcos desaparecidos em alto mar,partindo da Base Aerea de Santos,

e participaram gratuitamente da campanha da Sabin,em 1962

,lançando planfletos explicativos a população paulistana,alem de levar equipes medicas a locais sem acesso,alem de realizar voos a grande altitude,para o tratamento da Coqueluche.
Por relevantes serviços prestados a comunidade paulistana,o governo de São Paulo,

homenageou o velho comandante Herberts Cukurs.



DEPOIS DE CINCOENTA ANOS DE BONS SERVIÇOS E GRANDE LEALDADE A FAMILIA cUKURS CHEGOU A HORA DA TÃO MERECIDA APOSENTADORIA.
OS AVIÕES FORAM DESMONTADOS E LEVADOS AO MUSAL-MUSEU AEROESPACIAL NO CAMPO DOS AFONSOS NO RIO DE JANEIRO,ONDE FINALMENTE TERIAM DIREITO AO DESCANSO MERECIDO,APOS A DEVIDA RESTAURAÇÃO.a TAREFA DE TRANSPORTA-LOS COUBE AO PROPRIO COMANDANTE GUNARS CUKURS,QUE EM SEU CAMINHÃO GMC 1948 OS LEVOU AO RIO DE JANEIRO.
















Os pilotos:





22 comentários:

Anônimo disse...

Assisti ao documentário "Caçadores de Nazistas" que conta uma história diferente... das duas uma :
- Ou o Cukurs era um nazistas cruel responsável por 30.000 mortes diretas...
- Ou o mundo todo está enganado, e a família Cukurs merece uma retrataçao ao nível de Rede Globo...

Por hora, acredito na história: CuKurs foi um Nazista Cruel (o Enforcador)... até que provem o contrário, afinal, a mídia náo colocaria algo assim sem alguma veracidade (senáo seria facilmente rebatido e a familia cukurs seria indenizada)...

Werena disse...

Anonimo
"facilmente rebatido e a familia Cukurs seria indenizada"
Você não tem a minima noção do quanto a familia Cukurs e Herberts Cukurs lutaram para provar esta inocencia que já foi estudadda e declarada por alguns historiadores.
Nós já sofremos ameaças, qdo crianças Richard e eu quase fomos raptados e , tivemos que enfrentar a imprensa marrom e sensacionalista e muitas coisas mais que vc não pode sequer de longe entender!
Esse NEGÓCIO do livro sobre o enforcador de Riga atrelado ao NAT GEO vai render bons lucros para esta quadrilha.
Lógicamente "ANONIMO" , você como muitos prefere acreditar no que falam de negativo, pois o positivo não tem graça, né??

Anônimo disse...

Parece-me que Cukurs era inocente mesmo e foi covardemente assassinado. Espero que sua honra seja restabelecida por sua família!

Wesley disse...

Pergunto se o DeHavilland Heron era o PP-STS.
Se for, tenho uma foto dele no Santos dumont no final dos 60s.
Wesley Minuano

Anônimo disse...

assistir ao documentário do natgeo,e sinceramente acredito que cukurs é culpado.verifiquei todos os sites judaicos e suas provas,sinceramente voçes deviam ter vergonha de usar o nome de sádico assassino que exterminou 30.000 vidas

Anônimo disse...

meu bisavõ pereceu nas mãos desse monstro.sua familia tem sangue nas mãos

werena disse...

Ok, quem é seu bisavô, e quem é você anonimo??
Meu avôe é Herberts Cukurs, identidade clara para todos, e vc???

Anônimo disse...

Shalom

È legitimo o direito de defesa da família Cukurs, o simbolo da justiça é uma balança, quando vocês fazem blog, comunidades no orkut fazem as comunidades não ''arianas'' lembrarem do Enforcador de Riga, um açougueiro que matava com requintes de crueldade e isto ninguém o mandava fazer, alias um homem de verdade jamais lutaria em pró de uma lunático infeliz, Seu patriarca que a família tentar preservar a memoria poderia ter desertado, se matado, enfim, nada justifica a barbárie que o mesmo causou. Cukurs foi morto com dignidade, com direito a caixão judaico o que é uma honra por se tratar de alguem que jogava seus mortos em valas, alias acho que o caixão deveria ter sido cobrado da família assim como o martelo, projetil, combustível e outros por menores. Mossad (olho por olho, dente por dente)burlou regras por justiça, foram honrados e dignos de não matarem na frente da família. Preservar a memoria de Cukurs é o mesmo que honrar a memoria de Charles Manson, Franco, Mengele entre outros asquerosos da historia da humanidade. Alias Natgeo e Discovery ia inventar, criar situação, aumentar a troco do que? Familia Cukurs vive de recordações, a única retratação que sua família e compactuadores de um estrangulador carniceiro terão sera com o Führer no inferno, quando o carismatico aviador matou não deu direito de defesa alguma.

Viva o 23 de fevereiro de 65!

Werena disse...

Anonimo

Seu ódio e suas palavras são seu retrato , continuas um anonimo !

Anônimo disse...

olá werena,sou carlos, professor de históra e me interesso bastante com todo assunto relacionado a segunda guerra mundial.li a gloriosa história de sucesso de seu avõ.não acredito que tal homem tenha cometido crimes tão hodiondos,aliás,acho que seu unico erro foi ter se assocido aos nazistas na época da ocupação da letonia e, por esse motivo ,ter sido usado como bode expiátório da comunidade judaica

Werena disse...

Carlos, grata pela sua postagem . Infelizmente numa guerra as pessoas não tem muito o que decidir, nós da familia e amigos que conheceram HC sabem que ele acima de tudo era um humanista . Temos muito amigos judeus que são solidários e acredito muita na justiça e na Verdade.

Cristina Kirsner disse...

Olá Werena, boa noite! Meu nome é Cristina e sou editora do Portal de Interlagos - www.portaldeinterlagos.com.br - Seu avo fez parte da história da nossa região e eu gostaria de conversar com voces a respeito de publicar um resumo dela, com supervisão e autorização de voces.
Podemos? meu e-mail contato@portaldeinterlagos.com.br
Grata e um abraço!

voador asa delta e parapente disse...

Uma familia não pode ser injustiçada e defamada por quaquer erro que um dos familiares tenha cometido no passado. O mossad era um cancer que foi extirpado e não ajudou em nada a perda da vida de milhares de judeus . Esse grupo somente deu provas concretas que muitos judeus são piores doque muitos nazistas pois se fosse gente boa teria levado os criminosos nazistas para a justiça internacional ao contrario cometeram assassinatos sem estar em guerra.Se eu fosse judeu teri vergonha de expressar esse maldito nome MOSSAD

Anônimo disse...

Mossad (Ha-Mōśād le-Mōdī`īn ū-le-Tafqīdīm Meyūhadīm)

werena disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mossad

Anônimo disse...

Quem nada deve, nada teme. Andar armado sempre foi normal para as pessoas de bem, não é? Fui criado na margens da Guarapiranga e conheci a inocente figura...

Anônimo disse...

porque fugiu pata o brasil?? porque andava armado? existem testemunhas sobre a atividade dele como nazi....nao sou judeu... apenas um defensor da vida dos inocentes....sera que o mossad gastou milhares de dolared... arriscou a vida de agentes... sem ter certeza? duvido....o melhor svc swcreto do mindo nao se enganaria...... pena ele nao ter sido julgado....pq o governo brasileiro escondia os nazistas.....

Renato Romano disse...

Imagino quantas boas realizações seriam possíveis com toda essa energia desperdiçada em ódio e especulações sobre fatos ocorridos há mais 70 anos. Se formos analisar a história dos últimos séculos nenhum povo, nenhuma linhagem, é inocente.

Anônimo disse...

Cada vez mais a inocencia de Herberts Cukurs se torna evidente . Estão sendo publicados livros na Letônia a respeito disso. Jornalistas, escritores e históriadores registram fatos históricos nos quais descartam qualquer possibilidade de colaboração com nazistas, seres que foram desprezados por nossa familia. Herberts Cukurs não só salvou a vida de Miriam Kaitzner que não pode se manifestar por pressão da Federação Israelita , mas também de outros judeus na Letônia, arriscando assim a sua vida e até da familia !
Neste ano completaria 116 anos e ainda continua na mídia criando polemicas por aqueles que "não querem esquecer" usando a figura dele para se vitimizarem. Não admitimos mais isso, nós da familia e os verddadeiros letões que conhecem a História. Daqui pra frente TODOS que lançarem seu veneno terão que apresentar provas reais e não simplismente boatos e fofocas , vamos tomar nossa providencias juridicas a respeito e em carater internacional. Chega !!

Douglas disse...

Começou a andar armado depois de receber inúmeras ameaças de morte e sequestro

Só começou a andar armado pouco antes de ser assassinado

Douglas disse...

Veio para o Brasil pq a letonia foi invadida pela URSS matando mais de 20% da população

Julgado por judeus em um tribunal de Israel ?

Ele foi acusado por comunidades de ser o número 17 de Nuremberg a família provou ser mentira

Jornais diziam que ele foi várias vezes citado em Nuremberg
A família provou que ele o nome dele nunca foi citado em nenhum tribunal

Cukurs tinha documentos copias de relatórios notas etc. que provavam sua localização durante a guerra e isso provava que ele nao estava no local dos massacres mas isso nunca foi aceito pelas comunidades judaicas

Veio para o Brasil em 1946 conseguindo passe de viagem na embaixada americana na Alemanha viajou pra França onde conseguiu visto francês é americano chegou ao Brasil com esposa uma filha 2 filhos mães além de uma judia que salvou Todos usando nome verdadeiro fazendo passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas dando entrevistas a jornais

Douglas disse...

Pior do que a energia gasta pela família para provar a inocência
E a energia desperdiçada por pessoas de mente pequena para difamar é críticar um homem que já não pode mais se defender